Cerimônia para aposentados reverencia contribuições para a UFPel

Muitos anos dedicados à construção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade foram reconhecidos em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (27). A reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, abriu as portas de seu gabinete para receber oito servidores da casa que se aposentaram entre julho de 2023 e janeiro de 2024.

Além de agradecimentos pelas inúmeras contribuições à história da UFPel e orientações práticas a respeito da aposentadoria, o momento também foi ocasião de ouvir relatos dos homenageados. Amizades, desafios, aprendizados, convivência, conexões, saudades, reminiscências e planos para o futuro estiveram nas falas de cada um.

“A UFPel foi, é, e sempre vai ser a casa de vocês”, destacou a reitora, ao agradecer pela dedicação, empenho, enfrentamento e desenvolvimento que os servidores aposentados tiveram ao longo de suas trajetórias. “Esse encontro é uma forma carinhosa e reconhecedora de tudo que vocês fizeram. Muito obrigada”, disse.

A vice-reitora Ursula Silva pontuou que, junto ao ingresso na Universidade, a aposentadoria é um dos momentos mais representativos da vida funcional. “É um marco de uma nova fase. Queremos agradecer e demonstrar respeito pela história que cada um deixou aqui. Desejamos um novo momento com mais tempo para a família, cuidar de si e dos que estão à sua volta, momento de felicidade”, afirmou, lembrando que a UFPel realiza projetos que permitem a continuidade do contato, caso assim desejem.

A psicóloga da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Maria Helena Silveira, falou a respeito do Programa de Educação para Aposentadoria (Evoluidade), e mencionou que a transição para a aposentadoria costuma ser desafiadora, já que a cultura em que se vive prepara para o trabalho, mas não para o afastamento dele. “É tempo de dedicação à vida pessoal e a outros projetos de vida que vão se permitir desenvolver. ‘Aposentado’ é tudo que vocês desejarem ser na vida de vocês daqui para adiante”, observou.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ullrich, fez o acolhimento aos homenageados e destacou a dedicação e o legado que deixam à UFPel, também salientando a política de valorização, aproximação e contato que a Progep busca desenvolver para com esse público.

História viva
Ao redor da mesa da reitora, estavam reunidas pessoas que são a história viva da UFPel. Com 29 anos de Universidade, a auxiliar administrativa Faili Tomsen atuou na própria Progep e no Centro de Engenharias – no curso de Engenharia Industrial Madeireira. Colabora no programa Evoluidade e pretende seguir participando, especialmente na proposição de oficinas de artesanato – a paixão a que vai dedicar-se agora, ao lado da família. Aliás, estiveram presentes na cerimônia, para prestigiá-la, o genro, dois netos e seu chefe. “Agora terei mais liberdade para cuidar da minha família e desenvolver projetos maiores nos meus artesanatos”, projeta.

O professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) Moacir Elias, lembrou diversos aspectos de sua vida desde os tempos de estudante – na Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul, uma das células fundadoras da UFPel – até os tempos mais recentes. “Eu acompanhei o nascimento da UFPel”, disse, orgulhoso. Relatou também o fato de ter lecionado para as primeiras turmas dos cursos de Engenharia Agrícola, Nutrição, Química de Alimentos e Química, de ter participado de todos os Conselhos da Universidade e desempenhado praticamente todos os cargos administrativos de chefia. “A Universidade é uma história de continuidade. A descontinuidade são pausas. A gente não se aposenta, a gente troca de atividades”, refletiu.