Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem promove formação para professores

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (NEPCA/UFPel), realiza, até 24 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Direito, a primeira etapa da formação para 210 professores das oito Escolas Municipais de Educação Infantil localizadas na região do Bairro Fragata. O encontro, realizado no âmbito do Programa de Atenção Precoce na Infância (Proapi), começou no dia 19.

No período de 02 de março a 07 de junho será realizada a segunda etapa da formação para profissionais da saúde das unidades de saúde da região Fragata, professores e alunos dos cursos da área de saúde da UFPel, que também integrarão o Programa.

A terceira etapa da formação para professores das escolas ocorrerá de 08 de março a 17 de agosto, em curso de aperfeiçoamento, aprofundando os conhecimentos iniciados nas etapas anteriores.

Essas formações se destinam aos professores, estudantes e profissionais que irão integrar o Proapi, programa inovador que será desenvolvido em parceria entre UFPel, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e Prefeitura de Pelotas. O lançamento oficial será no dia 18 de março.

Intervenção Precoce na Infância
O Proapi, a partir dos princípios da Intervenção Precoce na Infância (IPI), já consolidados internacionalmente, busca viabilizar e adequar para o contexto brasileiro, objetivando identificar as crianças apoiadas pela Educação Especial ou em risco de Desenvolvimento, matriculadas nas escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas. Também visa organizar redes de apoio e desenvolvimento, tendo os ambientes naturais da criança como foco em escola, família e comunidade.

O Programa pretende ainda assegurar às crianças a garantia de seus direitos, desenvolvimento de suas capacidades, autonomia e desenvolvimento, em ambientes inclusivos e emancipatórios; e assegurar o apoio às famílias, professores e demais ambientes naturais da criança, no que se refere ao desenvolvimento, aprendizagem e oportunidades.

Dentre as propostas do Proapi estão também estabelecer sistemas efetivamente inclusivos, organizados localmente e apoiados pelo sistema de Intervenção Precoce na Infância; e enfatizar os eixos “Contexto Natural: Educação” e “Contexto Natural: família” como os estruturantes do Proapi, estabelecendo, a partir desses eixos, a intersetorialidade com demais sistemas e serviços.

O Programa busca ainda avançar de forma efetiva na Inclusão de crianças com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades ou Superdotação, tanto no contexto educacional, quanto social, atendendo a Política Nacional de Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva (PNEEPEI).

Também é objetivo apresentar o Proapi como possibilitador de Políticas e Programas Nacionais de Intervenção Precoce na Infância e marco para a atenção a primeira infância.