UFPel representará Andifes em reunião de grupo de trabalho sobre Idioma Sem Fronteiras

A coordenadora de Relações Internacionais (CRInter) da UFPel, Renata Bielemann, representará a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em uma reunião de grupo de trabalho, relacionada ao projeto governamental: Idioma Sem Fronteiras (IsF). O anúncio do grupo de trabalho foi feito pela Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC), na última quarta-feira (30), durante o Encontro Nacional da Andifes – IsF, no Instituto Ágora (UFRN), em Natal.

A criação do grupo de trabalho ainda não está completa com todos os integrantes, entretanto Renata e Jennifer Saffi, responsável pelo Escritório de Assuntos Internacionais da Sesu representarão a Andifes no grupo. A reunião também contará com a presença da coordenadora Nacional do IsF, Denise de Abreu e Lima. Também foram solicitados pela SESU a participação de representantes do Ministério de Relações Exteriores, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI).

A reunião do grupo de trabalho, sem data definida, deverá abordar temas que incentivem docentes e discentes a participarem do IsF, além de definir ações prioritárias para o programa. A promoção da articulação entre os diferentes agentes envolvidos também é outro assunto que pode ser abordado durante a reunião do grupo, com o objetivo de facilitar aos docentes o acesso de qualidade em relação ao ensino de uma língua estrangeira por meio do IsF.

Para Renata, representar a Andifes por meio da criação do grupo de trabalho, com foco no IsF, ressalta o interesse em comum das 69 universidades federais do Brasil na internacionalização do Ensino Superior no Brasil. A coordenadora ainda ressalta que a partir do potencial das instituições de ensino superior do Brasil a expectativa é de “retomar com força total as ações do IsF no âmbito superior”, afirma.

Idioma Sem Fronteiras

Criado em 2012, o IsF tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização das universidades federais do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística no Ensino Superior.

Publicado em 05/12/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags CRInter, Idiomas sem Fronteiras, IsF.