UFPel recebe professor moçambicano para cooperação técnica

O diretor da Faculdade de Direito do Instituto Superior de Ciências de Educação a Distância (UnISCED) de Moçambique, Nelsone David Bechane Chapananga, esteve na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na última semana para conhecer a instituição e estreitar laços. A missão principal do docente foi consultar a UFPel e trocar experiências com vistas à criação do curso de Mestrado em Direito Penal on-line na UnISCED.

A UnISCED é uma das três instituições de ensino superior moçambicanas com as quais a UFPel possui acordos e, neste caso, além da tradicional mobilidade acadêmica e publicações científicas em conjunto, as entidades buscam o desenvolvimento de cooperação técnica. Trata-se, especialmente, de consultoria para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos que irão subsidiar a criação do mestrado no país africano. A UFPel irá contribuir na elaboração do plano curricular, carga horária, disciplinas e outros aspectos iniciais da proposta. “No âmbito do desenho de novos projetos de programas de pós-graduação traçamos como estratégia ter a colaboração da UFPel que é forte nessa área e está a passos largos na pesquisa. Queremos seguir esses passos e contamos com o apoio da Universidade. Estamos muito felizes com essa abertura”, disse o convidado, que agradeceu a recepção calorosa.

Na manhã de sexta-feira (01º), às vésperas de sua partida, o diretor foi recebido pela reitora da UFPel, Isabela Andrade, que reiterou o apoio e as variadas possibilidades de cooperação. A gestora falou sobre o forte trabalho de internacionalização que tem sido feito na instituição, salientando o desejo de expandir laços, receber a comunidade acadêmica moçambicana e oportunizar a ida de representantes da UFPel para vivenciar a cultura e as tradições locais. “A UFPel está de portas abertas”, declarou.

Chapananga esteve acompanhado do professor Bruno Rotta Almeida, da Faculdade de Direito da UFPel, com quem já desenvolve trabalhos em conjunto. “Estamos honrados em considerarem a UFPel para pensar o curso e colaborar na discussão curricular e de estrutura”, disse Almeida, mencionando ainda que no próximo ano irá à Moçambique. De acordo com ele, a cooperação técnica entre as entidades contribui nas relações sul-sul, solidariedade, formação de recursos humanos, entendimento de culturas e ganho de experiência em gestão acadêmica, aspectos que também trazem benefícios à internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel (PPGD).

Em sua passagem por Pelotas, Chapananga também ministrou a palestra de abertura do 6º Seminário de Direitos Fundamentais e Vulnerabilidade Social, quando falou sobre o tema principal do encontro na realidade de Moçambique, e um minicurso sobre Globalização, Direito e Cultura Moçambicana.