UFPel se destaca com Inovação no Ranking das Universidades Empreendedoras de 2023

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) alcançou uma posição de destaque no cenário educacional brasileiro, com seu projeto Data INOVA sendo reconhecido como uma “Boa Prática de Inovação” no ranking das Universidades Empreendedoras de 2023 pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Esse projeto inovador, desenvolvido pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), propôs um levantamento institucional sobre inovação, envolvendo a comunidade acadêmica em um processo participativo e democrático.

O Data INOVA consistiu em um questionário breve, mas abrangente, investigando o conhecimento e percepções sobre inovação entre os membros da Universidade, incluindo questões de gênero, diversidade e aspectos específicos da inovação na UFPel e na região. A iniciativa não só coletou dados valiosos para o planejamento e a implementação de estratégias de inovação na Universidade, mas também buscou promover o engajamento e a conscientização sobre o tema dentro da comunidade universitária.

O Data INOVA teve a participação de cerca de 3 mil pessoas. Na avaliação do superintendente da INOVA, Vinícius Campos, o número, impressionante e inédito, reflete o sucesso do projeto. “A INOVA e a Proplan agradecem imensamente essa participação massiva da comunidade universitária”, disse.

Os resultados desse levantamento serão compilados em um relatório a ser apresentado à comunidade da UFPel em breve.

Campos enfatiza a importância desse relatório no planejamento e na tomada de decisões, destacando que os dados coletados revelarão necessidades, oportunidades e lacunas, oferecendo suporte para ações específicas em unidades acadêmicas e administrativas, além de auxiliar diferentes públicos da Universidade.

Com base nos resultados, serão apresentadas ações imediatas para implementação ainda no início do ano de 2024.

De acordo com o superintendente, esse projeto reflete um novo paradigma na UFPel, no qual a comunidade acadêmica se torna protagonista na construção do planejamento universitário, demonstrando o compromisso da instituição com a inovação e com a participação ativa de seus membros em seu processo de desenvolvimento.

A expectativa, com esse destaque, é que o sucesso do Data INOVA possa inspirar outras instituições de ensino a adotarem abordagens semelhantes para promover a inovação em seus ambientes.