Projeto AGIMOS e Instituto Estadual de Música promovem o Curso “Tecniquês para Músicos”

O curso “Tecniquês para músicos – Noções técnicas de áudio” será promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Música (IEM), em parceria com a AGIMOS – Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A capacitação ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, no Estúdio UFPel de Produção Musical.

O curso será ministrado por Pedrinho Figueiredo, que é licenciado em Música pelo Instituto Metodista Portoalegrense (IPA) e tem vasta experiência na técnica de gravação, produção de discos e DVDs, além de passagem pelos cursos de Engenharia Acústica e Música & Tecnologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A diretora do IEM, Adriana Sperandir, destaca que o curso é uma parceria com o Programa de Modernização da Música do Rio Grande do Sul, que conta com apoio do Ministério Público, com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

“Ao longo do ano teremos novas capacitações. No Brasil, e especialmente no Rio Grande do Sul, a cadeia produtiva da música apresenta uma enorme produção de espetáculos, festivais e outros eventos, com uma necessidade grande de capacitar técnicos, operadores de áudio, monitores, iluminadores, produtores e assistentes”, detalha Adriana.

Pedrinho Figueiredo destaca que “Tecniquês para Músicos” é um curso destinado aos profissionais da música para que se comuniquem melhor com operadores de áudio, técnicos de estúdio e profissionais de sonorização e gravação. “Este curso tem por objetivo apresentar a base teórica do universo do áudio e relacioná-la com situações do cotidiano do exercício da profissão de instrumentista ou vocalista, facilitando a comunicação com as equipes técnicas e criando condições mais adequadas para a execução musical”, conta.

Inscrições
O curso integra o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural, do Sistema Estadual de Cultura (SEC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de outubro pelo Mapa Cultural AGIMOS. São ofertadas 25 vagas, por ordem de inscrição, priorizando-se quem consegue participar de todos os três encontros.

O quê: Curso Tecniquês para Músicos, com Pedrinho Figueiredo
Quando: Dia 16/10 – segunda-feira, das 14h às 17h e das 18h30min às 21h30min; Dia 17/10 – terça-feira, das 9h às 12h.
Local: Estúdio UFPel de Produção Musical (Rua Almirante Barroso, 1.202)
Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas até 10/10 neste link. As vagas são limitadas.
Realização: Instituto Estadual de Música e AGIMOS/UFPel
Sobre Pedrinho Figueiredo:

Publicado em 04/10/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Agimos, Centro de Artes, Comunidade, Curso, Música.