Campanha arrecada livros para crianças e jovens do Vale do Taquari

Diversas instituições pelotenses estão unidas em prol de um grande e nobre objetivo: levar livros – e, consequentemente, sonhos e esperança -, às crianças e jovens dos municípios de Muçum e Roca Sales, os dois mais atingidos pelas chuvas do mês de setembro no estado. A campanha “A Outra Margem do Rio” foi lançada nesta terça-feira (03), na Biblioteca de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e busca arrecadar obras infantis e infanto-juvenis. Vários pontos de coleta estão espalhados pela cidade.

A iniciativa foi organizada pela professora do Centro de Artes da UFPel Renata Requião, que ressaltou que as escolas e bibliotecas municipais dessas localidades foram praticamente destruídas. “As crianças ficam perdidas nesse estado de arruinamento, ‘vagando’ enquanto se reconstitui a cidade. A literatura vem para restituir a segurança e a confiança”, pontuou.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, destacou a preocupação com a visão de futuro que terão as crianças que vivenciaram a tragédia. “Esse projeto leva leveza para esse momento doloroso e sensível”, disse, destacando que a iniciativa é simples, mas busca trazer alegria e serenidade para os jovens.

Participam da campanha, junto com a UFPel, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Prefeitura de Pelotas – com as secretarias e escolas municipais -, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), a escola Mário Quintana, a Livraria Vanguarda, o espaço Relva Cultural, o restaurante Madre Mia, o evento Quinzena Gastronômica – com os 31 restaurantes participantes – e a Câmara Pelotense do Livro.

Pontos de Arrecadação

Na UFPel, as doações podem ser entregues nas seis bibliotecas – Capão do Leão, Porto (Anglo), Ciências Sociais, Direito, Educação Física e Medicina.

Todas as entidades parceiras também estabelecerão pontos de coleta. Ainda haverá arrecadação na Feira do Livro de Pelotas, que vai de 26 de outubro a 15 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório.