UFPel sedia Reunião Nacional do Projeto de Pesquisa RePaRe

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, neste sábado (30), a reunião nacional do projeto de pesquisa “O Raciocínio Algébrico: do diagnóstico do Estudante à Formação do Professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, chamado de RePaRe – nome da metodologia utilizada no estudo. O encontro será às 8h30min, no Laboratório Multilinguagens (sala 309 do Campus Anglo), e reunirá 15 pesquisadores de Psicologia da Educação Matemática, provenientes de nove universidades brasileiras.

O RePaRe é uma pesquisa realizada nacionalmente por universidades de Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. São produzidos dados com estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o raciocínio algébrico e promovido um curso de extensão para os professores desses alunos, a partir dos dados coletados, formando professores diante das necessidades e singularidades do pensamento matemático de seus alunos.

O projeto foi proposto pelo grupo RePaRe, da Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia, coordenado pela professora Sandra Magina, e participam universidades de todo Brasil, de forma interinstitucional.  No Rio Grande do Sul, a UFPel e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) fazem parte do projeto.

A reunião nacional irá discutir como o Raciocínio Algébrico é apresentado por estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, a partir dos dados produzidos nacionalmente, e quais as perspectivas de ensino e de aprendizagem matemática relacionadas ao tema estão sendo realizadas pelos grupos de pesquisa.

O encontro é uma ação conjunta com a Furg, que sedia o Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, através do Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com Ênfase nos Anos Iniciais (GEEMAI), integrado por pesquisadores de Educação Matemática da UFPel e da Furg. No evento, estarão reunidos pesquisadores de todo o país em um único objetivo: conhecer as realidades sobre o raciocínio algébrico e a partir delas qualificar a Educação Matemática.