Estudantes da UFPel realizam atividade em Libras na Escola Alfredo Dub

Estudantes da disciplina de Libras I dos cursos de Gastronomia e Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveram uma oficina na Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub. A atividade ocorreu no dia 06 de setembro e foi realizada em conjunto com dez alunos surdos da Escola (do 2°, 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental). Juntos, os participantes fizeram uma salada de frutas. A ação foi um momento significativo no processo de aprendizagem da comunicação em Libras.

Durante a oficina, cada estudante da UFPel expressou, em Libras, o passo a passo para a produção de uma salada de frutas. Os acadêmicos falaram sobre a importância de lavar as mãos, os benefícios do consumo de frutas para a saúde e o desenvolvimento, além de descrever as frutas e como manuseá-las para fazer a receita, entre outros aspectos.  A ação foi fruto de um planejamento e estudo anterior, que ocorreu nas aulas de Libras na UFPel, com enfoque especial na expressão em Libras.

A professora Ângela Nediane dos Santos, coordenadora do curso de Libras – Literatura Surda da UFPel, destacou que os universitários tiveram a oportunidade de interagir em Libras com usuários nativos da língua, ou seja, alunos e professores surdos da Escola. Por outro lado, o público da Escola teve a oportunidade de participar de uma atividade de produção de uma salada de frutas, aprendendo sobre a importância de consumir frutas diariamente.

Essa foi a primeira vez que uma oficina foi realizada neste formato. Outras ações já haviam sido propostas, antes da pandemia, como algumas edições do evento “Cozinha com Libras”, uma competição gastronômica realizada na UFPel com a participação de alunos e professores da Escola.

Publicado em 14/09/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Enfermagem, escola, Estudantes, gastronomia, Libras.