Computação da UFPel ganha dois prêmios no Chip in Rio

Dois trabalhos de professores e estudantes da Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram premiados no Chip in Rio 2023, realizado entre 28 de agosto e 1º de setembro na cidade do Rio de Janeiro.

O trabalho “Projeto 4K UHD a 60 qps para o Reconstrutor da Estimação de Movimento Afim” (4K UHD@60fps Design for the VVC Affine Motion Estimation Reconstructor), de autoria dos estudantes Marcello Muñoz, Denis Maass e Murilo Perleberg, sob orientação dos professores Luciano Agostini, Guilherme Corrêa e Marcelo Porto, foi premiado com a Honorable Mention (Menção Honrosa) no 37º Simpósio de Circuitos Integrados e Projeto de Sistemas (37th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design – SBCCI) – SBC/SBMicro/IEEE/ACM), evento com qualis A4 na Área de Computação.

O segundo trabalho foi premiado com a Honorable Mention no 23º Fórum de Estudantes de Microeletrônica (23rd Microelectronics Students Forum – SForum) e tem o título de “Projeto de Hardware para a Solução do Sistema de Equações Lineares da ME Afim do VVC” (A Hardware Design for Linear Equation System Solving of VVC Affine ME), tendo como autores os estudantes Denis Maass, Marcello Muñoz e Murilo Perleberg, sob orientação dos professores Luciano Agostini e Marcelo Porto.

Todos os autores são da UFPel. Marcelo Munõz e Murilo Perleberg são, respectivamente, mestrando e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC). Denis Maass é estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação. Os professores Luciano Agostini, Guilherme Corrêa e Marcelo Porto são todos professores do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) e membros permanentes do PPGC. Todos os autores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Tecnologias de Vídeo (Video Technology Research Group – ViTech), da UFPel.

Os trabalhos foram desenvolvidos no escopo do trabalho de doutorado de Murilo Perleberg, que apresentou o trabalho premiado no SBCCI. “É um grupo muito forte que tem trabalhado com dedicação e os resultados estão aparecendo. No cenário geral, essa é mais uma conquista importante para a área de Computação da UFPel, em especial, para o ViTech”, destaca o professor Marcelo Porto. Segundo o docente, os trabalhos publicados apresentam a primeira solução em hardware para a predição Affine do padrão Codificação de Vídeo Versátil (Versatile Video Coding – VVC), atual padrão estado da arte da ISO e da ITU-T para a codificação de vídeos. A predição Affine é a principal novidade desse padrão e, por seu elevado grau de complexidade, exige a implementação em hardware dedicado em cenários onde elevada resolução de vídeos é requerida, segundo o professor.

O professor Guilherme Corrêa, coordenador do PPGC, destacou o significado da premiação para o Programa. “O Chip in, evento no qual o SBCCI e o SForum estão inseridos, é o maior e mais importante evento brasileiro com foco em temas como microeletrônica e concepção de circuitos integrados. A premiação recebida mostra a força e relevância da pesquisa realizada no PPGC/UFPel nessas áreas”.

Como resultado do prêmio recebido, os dois trabalhos serão convidados para envio de versões estendidas para periódicos importantes da área.