Prédio da Laneira recebe novo telhado para viabilizar início das obras do novo Hospital Escola

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) anunciou a conclusão da instalação de um novo telhado no prédio da Laneira. A obra foi viabilizada por meio de uma parceria entre a UFPel e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que demonstraram mais uma vez o compromisso com a infraestrutura e a qualidade dos espaços acadêmicos.

A EBSERH, empresa vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela gestão de hospitais universitários, tem como uma de suas missões o apoio ao desenvolvimento das instituições de ensino superior. Através de investimentos em infraestrutura e equipamentos, a EBSERH contribui para aprimorar as condições de ensino, pesquisa e extensão nas universidades federais.

O investimento no novo telhado foi de R$ R$1.895.581,52 (um milhão, oitocentos e noventa e cinco mil, quinhentos e oitenta e um reais e cinquenta e dois centavos) recurso oriundo da Rede EBSERH para este fim. A obra teve a duração de 11 meses. O engenheiro do Hospital Escola, Jefferson Pedro da Silva, destaca que juntamente com a recuperação e reforma de três coberturas do telhado, inclusive pintura, foram instalados sistema de captação de águas pluviais e de proteção contra descargas atmosféricas. “Além disso, conseguimos economizar recursos em relação ao preço licitado e contratado”.

O prédio da Laneira, adquirido pela UFPel em 2010, é uma edificação histórica, inventariada pelo município, onde já funciona o almoxarifado do Hospital e abrigará os ambulatórios compartilhados entre a Faculdade de Medicina (Famed) da UFPel e o Hospital Escola, hoje localizados no complexo da Faculdade (Ambulatório Central), que dará espaço à construção dos Blocos 1 e 2 da sede própria do Hospital Escola.

Para alocação dos ambulatórios no espaço da Laneira ainda será necessária a qualificação dos espaços internos que será realizada por meio de empresa contratada por processo licitatório com previsão de abertura em outubro deste ano. O novo espaço contará com infraestrutura idêntica ao atual, com 28 consultórios, cinco salas de orientação e uma sala de aula, além de espaços específicos para a farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis – CAMMI.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, destaca a importância da conclusão dessa intervenção arquitetônica na edificação que abrigará, com espaços qualificados, os ambulatórios da Faculdade de Medicina da UFPel e do Hospital Escola da UFPel. “Esse é mais um importante passo dessa soma de esforços entre os agentes da UFPel (Reitoria, Faculdade de Medicina e Hospital Escola) para a construção da sede própria do nosso Hospital”, reforçou.

Para a superintendente do HE UFPel, Carolina Ziebell é uma grande satisfação participar deste projeto que qualificará os espaços destinados à assistência ambulatorial e ao ensino e também viabilizará o início das obras dos Blocos 1 e 2 da sede própria do Hospital. “É importante ressaltar que o projeto foi construído para atender as normas relacionadas a Estabelecimentos Assistenciais de Saúde e contemplar as diversas peculiaridades das necessidades de espaços de ensino demandadas pela Famed UFPel”, destacou ela.

A parceria entre a UFPel e a EBSERH serve como exemplo de cooperação entre universidades e órgãos públicos para o benefício da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.

PAC

No dia 11 de agosto ocorreu o anúncio de que a obra foi contemplada com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Ao todo serão investidos R$ 265,2 milhões, entre 2024 e 2027, na construção dos Blocos 1 e 2 do novo hospital. Os Hospitais Universitários Federais (HUFs) receberão um investimento para melhorar e ampliar o atendimento aos pacientes do SUS, bem como aumentar sua capacidade de ensino, pesquisa e inovação. Ao todo serão R$ 1,5 bilhão no período 2024-2027. O gerenciamento desta verba será feito pela Ebserh. “O Brasil entra em uma nova fase de investimentos na saúde para melhorar a vida da população e a Ebserh faz parte desse esforço”, afirma o presidente da estatal, Arthur Chioro.

Sobre a Ebserh
O Hospital Escola da Universidade de Pelotas (HE-UFPel) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicado em 29/08/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, EBSERH, Faculdade de Medicina, FaMed, HE, Hospital, Hospital Escola, Laneira, Obras.