Pedalada marca o Setembro Amarelo

O mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção ao suicídio conhecida como “Setembro Amarelo”. Dentro da proposta, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (Progep/UFPel), por meio da Coordenação Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), promove o passeio ciclístico “Viva Bem Pedalando”. A atividade, voltada para a comunidade acadêmica – servidoras e servidores, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados e estudantes – será realizada no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A saída será às 9h30min, do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1), com retorno para o mesmo local.

A iniciativa busca ser um estímulo à atividade física, promovendo bem-estar físico, mental e social dos integrantes da UFPel. Na ocasião, estará presente representante do grupo ciclístico Pedal Dominguera, que irá atuar em parceria na realização da atividade.

De acordo com a CSQV, a campanha “Setembro Amarelo” tem ampliado o conhecimento da população sobre o tema, possibilitando o aumento do acesso aos recursos de prevenção, ecoando, assim, durante todo o ano.

A Coordenação lembra que diversos fatores estão associados ao risco de suicídio, incluindo a presença de doença mental, o uso de drogas e álcool e fatores socioeconômicos. “Identificar, prevenir e tratar são palavras-chave quando falamos em reduzir a incidência do comportamento suicida”, apontam as organizadoras da atividade.

Uma das formas de prevenção, considerada uma estratégia efetiva na promoção do bem-estar físico e social é a prática regular de exercício físico. A atividade física já se mostrou, em diversos estudos, muito benéfica à manutenção da saúde mental, devido a liberação de hormônios, dopamina e endorfina, relacionados à sensação de bem-estar, melhora do humor, autoestima, redução da ansiedade e melhora do sono. Dessa forma, se exercitar regularmente pode promover a qualidade de vida e diminuir os riscos do desenvolvimento de doenças mentais.

Existem atualmente diversas modalidades de exercícios físicos. Basta que cada pessoa escolha a que melhor se encaixe na sua preferência. Dentre elas está o andar de bicicleta. Pedalar é considerado um exercício que proporciona diversos benefícios, dentre os quais estão baixo impacto articular, baixo custo, promoção da socialização, integração com a natureza e respeito ao meio ambiente, além dos benefícios comuns a outras atividades físicas.