Primeira defesa de doutorado em Nutrição do Rio Grande do Sul é realizada na UFPel

Na tarde da última segunda-feira, (07), foi defendido o primeiro doutorado em Nutrição do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na ocasião, a doutoranda Darlise dos Passos Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos (PPGNA), defendeu a sua tese de doutorado chamada: “Desempenho físico: mudanças e associação com parâmetros de saúde em até seis anos entre idosos de uma coorte do sul do Brasil”. A defesa ocorreu de forma híbrida, com participação de professores da banca de forma online e presencial. O doutorado, defendido por Darlise, se preocupou com a qualidade de vida dos idosos, uma vez que, especialmente no Brasil, há um crescimento acelerado dessa parte da população.

Durante o desenvolvimento da tese, a aluna elaborou dois artigos científicos, ao qual relatou, no primeiro, através dos estudos, uma redução do desempenho físico nos idosos que participaram da pesquisa, procurando formular um diagnóstico precoce para diminuir essa queda. Já o segundo artigo será publicado em breve, com apenas alguns ajustes para serem corrigidos.

A professora orientadora do doutorado, Renata Moraes Bielemann, ressalta que a UFPel está avançando cada vez mais nas suas pesquisas e na formação de recursos humanos. Para ela, a defesa do primeiro doutorado no RS “mostra a importância que é a nutrição na perspectiva atual em termos da avaliação de saúde como um componente”. Renata também comenta a relevância de formar pessoas capacitadas nas diferentes áreas da Nutrição: “É importante formar pessoas nessa área com qualidade, alto desempenho e experiência rica no campo da pesquisa. O curso na UFPel conta com professores nas diferentes áreas que abrangem a Nutrição, todos pesquisadores científicos, que estão formando os estudantes para seguirem suas carreiras, seja com a atuação no serviço ou também na academia.”

Após a defesa, a doutoranda Darlise teve sua tese de doutorado aprovada pela banca, realizando o feito de ser a primeira tese de doutorado em Nutrição aprovada no estado do Rio Grande do Sul. Segundo Darlise, um dos motivos que a fez realizar seu doutorado na UFPel foi a qualidade que a Universidade proporciona: “Foi um atrativo para realizar meu doutorado aqui. É um privilégio, fico muito feliz em ser a primeira aluna a defender o primeiro doutorado em Nutrição no estado”, comenta Darlise.