Início do conteúdo

Data alerta para Prevenção de Acidentes de Trabalho

O dia 27 de julho é marcado como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para conscientizar sobre o tema, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da Coordenação Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), apresenta informações referentes ao assunto.

O conteúdo pode ser lido abaixo, na íntegra.

27 de julho é marcado como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A prevenção é o conjunto de todas as ações para evitar a ocorrência de acidentes no ambiente laboral. Trouxemos algumas dicas que podem contribuir para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho:

1. Durma bem: a falta de descanso adequado pode tirar a sua atenção, favorecendo a ocorrência de acidentes;

2. Vigilância constante: mesmo que já trabalhe na mesma função há muito tempo, sempre fique atento e realize suas atividades com segurança;

3. Organização: objetos e produtos fora do lugar podem causar derramamento, quedas ou outros acidentes;

4. Siga todas as regras de segurança estabelecidas;

5. Participe de todas as ações de prevenção que o setor proporcionar;

6. Na dúvida sobre se está exposto a risco grave e iminente, PARE suas atividades, comunicando imediatamente sua chefia.

E, por fim, use equipamentos de proteção individual (EPIs) e se certifique que possuam um certificado de aprovação (CA) válido. Os EPIs NÃO evitam acidentes, porém minimizam os danos sofridos pelo trabalhador.