Início do conteúdo

Pós em Ciência e Tecnologia de Alimentos celebra 40 anos

Criado em 1983, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (PPGCTA/UFPel) está comemorando quatro décadas. Com o mote “Há 40 anos desvendando a ciência por trás dos alimentos”, o Programa irá celebrar a data com um evento, que ocorrerá de 1º a 04 de agosto. As atividades serão realizadas no Auditório e laboratórios da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no Campus Capão do Leão.

Na programação do evento estão previstas palestras, oficinas, mostra científica, premiações e coffee-break. O evento será gratuito e aberto à comunidade acadêmica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Dentre os temas que serão abordados, estão “Transformar sem desperdiçar: aproveitamento integral de frutas”, “Capacitação em análise sensorial”, “Da teoria à prática: produção de leites fermentados probióticos”, “Produção de cerveja artesanal”, “Leite seguro: análises microbiológicas e detecção de fraudes”, “Saúde mental na Pós-Graduação” e “PPGCTA em quarenta anos de desafios, superações e avanços, do projeto pioneiro à realidade na FAEM-UFPel”. A programação completa está no site do evento.

Ciência dos Alimentos
O Programa apresenta uma única área de concentração (Ciência e Tecnologia de Alimentos) e três linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia de Frutos e Hortaliças, Ciência e Tecnologia de Grãos e Microbiologia de Alimentos.

Como objetivo maior, visa atender à demanda de qualificação de profissionais de nível superior que atuam nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em temáticas relacionadas às atividades do complexo agroindustrial, envolvendo predominantemente conservação, transformação, padronização, controle de qualidade de matérias-primas, produtos e processos, assim como no desenvolvimento e melhoria de produtos da agroindústria de alimentos. Nesse contexto, a formação acadêmica e em pesquisa dos mestres e doutores é o centro da atenção do PPGCTA. Como resultados esperados projetam-se, na ordem de prioridade e sua plenitude, a qualificação dos profissionais egressos do PPGCTA, a produção intelectual, especialmente científica e tecnológica, a geração de conhecimento e sua popularização.