UFPel busca parcerias com universidades chinesas

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco, esteve em missão à China durante duas semanas, junto com representantes das universidades federais brasileiras. O grupo viajou à convite do governo chinês. A missão, organizada e planejada pelo Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB), buscou estabelecer parcerias entre instituições dos dois países, em especial para a realização de intercâmbios e de colaboração científica em diversas áreas do conhecimento, levantando-se, inclusive, a possibilidade de realização de cursos de pós-graduação com dupla titulação.

Durante a estada no país asiático, foram visitadas diferentes universidades em sete cidades. Além da visita às instituições, os representantes participaram de uma audiência com o vice-ministro da Educação da China, Sun Yao. Na audiência, Yao apresentou vários dados para o grupo, sobretudo dados a respeito da educação e desenvolvimento tecnológico na China. Segundo Demarco, um dos mais marcantes é que somente o orçamento do Ministério da Educação chinês é equivalente a todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A visita buscou ampliar ainda mais as relações diplomáticas entre os dois países, tendo em vista que a China é a maior parceira comercial do Brasil, além de ser um dos principais produtores de conhecimento tecnológico e científico no mundo. Para reforçar ainda mais esses laços, em 2024, reitores de universidades chinesas também realizarão viagem semelhante ao Brasil, em virtude da comemoração dos cinquenta anos do restabelecimento das relações sino-brasileiras.

Publicado em 24/07/2023, na categoria Notícias.