Início do conteúdo

UFPel e SEMA/RS colaboram para preservar a Reserva Biológica do Mato Grande

Em um esforço colaborativo para garantir a preservação e o manejo sustentável da Reserva Biológica do Mato Grande (REBIO), representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) participaram de uma reunião promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC).

A reunião teve como objetivo o estágio dos trabalhos na UC e a participação institucional para contribuições técnico-científicas e teve a participação da representante da UFPel no Conselho Consultivo da Reserva, professora Erika Collischonn. A REBIO, que abrange uma área de 5.161 hectares no município de Arroio Grande/RS, inclui o Banhado Mato Grande, junto à Lagoa Mirim e ao Canal de São Gonçalo, localizados a sudeste de Santa Isabel.

Criado em 2015, o Conselho Consultivo da Reserva conta com 20 membros, sendo dez representantes de órgãos públicos e dez de instituições da sociedade civil, incluindo a UFPel, representando o segmento das instituições públicas de ensino superior.

A equipe técnica responsável pelo planejamento do processo de elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação é composta por Luciano Rodrigues Soares, Luisa Xavier Lokschin, Paola Stumpf e Ângelo Gomes. Foram previstas colaborações de especialistas da UFPel na área ambiental na construção do documento e, também, iniciadas tratativas para viabilizar ações extensionistas por meio de projeto integrado envolvendo unidades acadêmicas relacionadas, para contemplar necessidades da REBIO sintonizadas com as finalidades da universidade.

Durante a reunião, enfatizou-se a necessidade de um acompanhamento contínuo após a elaboração e aprovação do Plano de Manejo, para garantir a sua efetividade, o que se dará por meio da mobilização da comunidade local para participar do processo em todas as suas etapas.

A Reserva Biológica do Mato Grande foi criada no objetivo de proteger áreas úmidas presentes na região denominada Banhado do Mato Grande, abriga banhados, campos arenosos e matas de restinga. Dentre a flora encontrada na UC, destacam-se Dyckia jonesiana (gravatá), Ephedra tweediana (efedra), Jodinar hombifolia (cancorosa-de-trêspontas), Sideroxylon obtusifolium (coronilha-da-praia), Thalia geniculata, todas ameaçadas de extinção no estado.

A REBIO desempenha um papel fundamental na conservação da avifauna associada a ambientes alagados, oferecendo abrigo para espécies endêmicas do bioma Pampa, além de espécies ameaçadas de extinção e aves migratórias dos Hemisférios Norte e Sul. Além disso, a reserva abriga espécies de mamíferos presentes no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul, como Oncifelis geoffroyi (gato-do-mato-grande) e Lontra longicaudis.

Para obter mais informações sobre a Reserva Biológica do Mato Grande e seus esforços de conservação, os interessados podem acessar o site oficial.

Continuando o compromisso com ações integradas, a UFPel e a SEMA-RS têm agendadas outras reuniões para o mês de agosto, visando fortalecer sua parceria e colaboração.

Outras notícias sobre as Representações da UFPel em espaços externos podem ser acompanhadas em:
https://wp.ufpel.edu.br/representacoesinstitucionais/