Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Centro de Artes recebem doutorados

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) agora conta com mais dois doutorados: em Artes e em Arquitetura e Urbanismo, aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Após passar por todas as etapas de avaliação, as propostas, enviadas pela UFPel no início de janeiro, para a formalização dos doutorados, foram aprovadas pela entidade no final de maio.

Na última avaliação da Capes houve um aumento significativo de nota para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FaUrb) e Centro de Artes (CA) da UFPel, com 5 e 4, respectivamente. Com as notas mais altas, ambas as unidades puderam solicitar uma nova proposta para avaliação de cursos de doutorado.

A Universidade, com a aprovação dos novos doutorados, irá contar com mais de 80% dos cursos com uma formação de pós-graduação. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Fernando Demarco, os dois novos doutorados irão se unir a quase cem programas de pós-graduação disponibilizados pela UFPel, que totalizam quase três mil estudantes. Para Demarco, a UFPel está se transformando no principal polo de formação qualificada em pós-graduação na região Sul do estado: “Vamos ofertar, aqui na UFPel, programas de mestrados e doutorados em todas as grandes áreas do conhecimento”, disse. Com o crescimento dos programas de pós, os estudantes que buscam cursar especialização, mestrado e doutorado depois da graduação terão a oportunidade de fazê-lo na própria Universidade. “As pessoas não precisam mais sair da nossa instituição para procurar formações de maior grau em instituições vizinhas ou a distância”, afirma o pró-reitor.

Em 2013 a UFPel contava com 21 programas de pós-graduação com nota três, conforme avaliação da Capes. Dez anos depois, em 2023, a Universidade conta com apenas dois programas com nota três e seis programas de pós com nota entre seis e sete, sendo estas as maiores notas definidas pelo órgão. Com o número de programas de pós-graduação crescendo, a expectativa é de ampliar, também, o número de pesquisas acadêmicas mais aprofundadas, que possuem impacto relevante no desenvolvimento regional da zona Sul e na qualidade de vida dessa população.

Qualificação
O Centro de Artes irá contar com o primeiro doutorado desde a sua criação e passará a ser apenas a terceira universidade a possuir doutorado em Artes no Rio Grande do Sul. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG Artes/UFPel), Larissa Patron Chaves, entende que a criação do doutorado para o CA é uma boa oportunidade para aumentar a formação de profissionais capacitados para integrar as unidades de ensino regionais e nacionais, buscando, também, transformar e melhorar qualidade de vida das pessoas por meio das diversas manifestações artísticas que a arte propõe.

A proposta de doutorado do CA, além de contemplar os discentes e docentes, também busca abranger o panorama artístico da região Sul do estado, com foco na diversidade artística dessa região, abrangendo todas as linguagens em que a arte se faz presente. “O doutorado para o Centro é uma conquista e uma vitória ao mesmo tempo. Um sonho desejado por todos nós”, finaliza a coordenadora.

Na FaUrb, a criação de mais um curso no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) era aguardada pelos servidores e estudantes com esperança, devido a última avaliação quadrienal da Capes ter apontado nota cinco. Com a inclusão do doutorado, a FaUrb qualificará ainda mais o Prograu e a Faculdade na região Sul do estado. “A qualificação do Programa de Pós-Graduação significa também a qualificação da graduação em Arquitetura e Urbanismo da FaUrb”, comenta a coordenadora do Prograu, Celia Helena Castro Gonsales.

Além disso, o novo doutorado também traz oportunidades para estudantes do Sul do estado, propiciando levantar investigações e pesquisas que cobrem a cultura, o clima, patrimônio e geografia da zona Sul gaúcha e região fronteiriça. Com a chegada do novo doutorado também é esperado um aumento de financiamento para pesquisas, com a possibilidade de possíveis parcerias com instituições nacionais e até mesmo internacionais. “É uma conquista muito importante e relevante para o Prograu e para a Faurb”, aponta Celia.

A reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, agradeceu o empenho e esforço de todos os servidores, servidoras e estudantes da Universidade que, ao longo do tempo, foram construindo os meios necessários para que a proposta dos novos doutorados fossem aprovadas. “Para a Universidade é superimportante. Recebemos com muita alegria essa aprovação dos novos cursos de doutorado junto aos programas de pós-graduação em Artes e Arquitetura e Urbanismo da UFPel”, comentou. Além da conquista, Isabela também ressalta que a ampliação dos cursos de doutorado irá colaborar na produção científica e na pesquisa, que seguem se desenvolvendo cada vez mais na Universidade em prol da comunidade.

A seleção dos participantes para os novos doutorados será realizada até o final do ano, com a expectativa de que as primeiras turmas comecem as aulas no ano de 2024.