Licenciamento ambiental da nova sede do HE é tema de encontro com a Prefeitura

Em reunião nesta quarta-feira (31) com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) solicitaram apoio para a construção da nova sede do Hospital Escola (HE/Ebserh). Na ocasião, além de relatarem recentes conquistas nas pautas compartilhadas na área de saúde, os dirigentes fizeram um apelo à gestora máxima do executivo municipal em prol da liberação da taxa de licenciamento ambiental para as novas instalações do Hospital.

O projeto para a nova sede vai adequar a integração entre assistência e ensino, ampliando a inserção na rede de saúde e a oferta de leitos e serviços, também criando condições para o desenvolvimento de seu parque tecnológico. O projeto prevê um Hospital de 30 mil m2, com investimento de R$ 266 milhões. O prazo estimado para a obra é de cinco anos. A intenção é que a licitação ocorra no final de outubro. A busca de recursos realizada atualmente foca nos blocos 1 e 2 – o Bloco 3 já está construído. O endereço é na rua Almirante Guillobel, 221.

O assunto foi trazido pela reitora Isabela Andrade, pela superintendente do HE, Carolina Ziebell, pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, e pelo engenheiro civil Eduardo Albuquerque. Participaram do encontro, ainda, a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, e a diretora de Atenção Especializada e Hospitalar da SMS, Caroline Hoffmann.

A taxa de licenciamento ambiental para as novas dependências do HE é de R$ 32 mil, valor que viria do próprio orçamento de custeio da instituição. Conforme a Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental, a liberação da taxa é concedida a órgãos municipais. No entanto, os gestores da UFPel argumentam que, no caso do Hospital, apesar de ser um ente federal, trata-se de uma instituição que presta serviço ao município, trabalhando 100% no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Frente ao pedido, a prefeita sinalizou a elaboração de um estudo jurídico que se debruce mais a fundo sobre o tema a fim de analisar se não há impedimentos legais para a isenção.

O grupo da UFPel relatou ainda o planejamento para o processo de realocação do Ambulatório, que hoje se encontra no terreno da nova sede, para o prédio da Laneira, localizado nas proximidades. Após a transferência, a edificação será demolida, conforme aponta laudo técnico, para dar lugar ao início das construções. O projeto de adequação do espaço na Laneira que abrigará o Ambulatório deverá ser licitado no final de setembro e, após o empenho do recurso, as atividades serão transferidas para o local no decorrer do próximo ano. Cerca de R$ 2 milhões já foram investidos no telhado do prédio com vistas ao recebimento do Ambulatório.

Crise superada e articulação com a Ebserh
A superintendente do HE também deu à prefeita um panorama da situação dos anestesistas, cujo déficit de profissionais provocou impactos no atendimento à população no início do ano. De acordo com ela, houve êxito em firmar contrato com uma empresa paranaense que atua na gestão desses profissionais. Por outro lado, a servidora concursada permaneceu na vaga e outros colegas solicitaram a ampliação da carga horária, conseguindo que o Hospital atingisse quase a normalidade do atendimento no centro cirúrgico, com preferência aos pacientes oncológicos.

A intenção de reabrir as Residências Médicas em Anestesiologia e Cirurgia Geral e tratativas para tal também foram mencionadas no encontro.

A integração com a gestão da Rede Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição à qual o HE é vinculado, também foi assunto do encontro. É aguardada para breve uma visita do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a Pelotas.