Pela primeira vez, UFPel realiza encontro para aposentados

Um dia para reviver a UFPel: assim foi a última sexta-feira (12), data na qual ocorreu o 1º Encontro de Aposentados da Universidade Federal de Pelotas. A iniciativa liderada pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CSQV/Progep) reuniu, no Campus Anglo, dezenas de servidores que exerceram na UFPel suas atividades profissionais.

As principais atrações se concentraram na entrada do Bloco A. Ali foram instaladas as bancas que expuseram a produção dos aposentados em grupos de vivência ligados ao programa Evoluidade, iniciativa da UFPel em preparação à aposentadoria, e aos sindicatos e associação que congregam servidores da Universidade. Logo adiante, o projeto “Barraca da Saúde” realizava intervenções de saúde de diversos tipos, como aferição de pressão e exames de glicemia.

Além desses espaços, que permaneceram em ação durante todo o evento, houve também a aplicação de práticas integrativas e complementares de saúde (PICS), recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais: foram oferecidos tamborterapia, granuloterapia e reiki. Também ocorreu oficina de dança.

As expectativas para o evento estavam altas. Pelo menos foi o que relatou a aposentada Loriama de Aguilar. Mesmo após completar a carreira como servidora na extinta Secretaria-Geral da Reitoria, há 33 anos, seu contato com as atividades da Universidade e as atividades voltadas para aposentados não cessou. “Se parar, é pior”, disse Loriama. Ansiosa pelo contato com os demais participantes – “Sempre é bom encontrar os colegas”, relatou –, agora a ansiedade é pelas demais edições: “Que tenham muitos outros”.

Já para Tanísia Bender, aposentada há cerca de um ano e meio, a sensação era de emoção. “É um retorno muito gostoso”, contou. Apesar de envolvida em novas atividades após a saída da Universidade, ela considera a chance de voltar ao ambiente em que trabalhou como uma ótima iniciativa.

Uma história partilhada

Apesar de sonhado já há alguns anos, o evento ganhou data definitiva com a amenização da pandemia de Covid-19; assim seu público, que era grupo de risco para a doença causada pelo coronavírus, poderia participar com tranquilidade de suas atividades. “Assinalamos datas mais de uma vez”, contou a servidora Maria Helena Silveira, psicóloga da CSQV que tem liderado as iniciativas voltadas à aposentadoria e aos aposentados.

Maria Helena explica que a realização do Encontro de Aposentados não é um evento isolado, mas parte de uma política voltada à aposentadoria desenvolvida pela UFPel. “Ela não existe apenas no sentido da previdência, mas no sentido da existência”, resume a psicóloga. Daí partem as motivações, de acordo com a servidora, para que o aposentado deixe seus “aposentos” e volte a ter contato com a instituição com a qual permaneceu ligado por boa parte de sua vida.

Em seu pronunciamento na cerimônia de abertura, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ullrich, celebrou a integração que pode ser fruto a ocorrer a partir desse reencontro entre aposentados e a instituição, particularmente pelo contato com servidores da ativa. Maria Helena, falando em nome da Coordenação que integra, lembrou que o evento é uma oportunidade para manter os laços com o espaço ao qual os servidores inativos ajudaram a construir a história. “A UFPel é o lugar de vocês”, salientou.

Já a representante do Sindicato dos Servidores da UFPel (ASUFPel), Tereza Fujii, que é servidora aposentada, pontuou que a volta dos jubilados à Universidade permite uma interlocução entre os que saíram e os que permanecem: “Temos a história da UFPel conosco”.

A reitora Isabela Andrade destacou o sentimento em poder promover o evento: “Para nós, é uma alegria tê-los aqui, nessa que é a casa de vocês”. Isabela agradeceu, também, as vivências e a dedicação de cada um ao trabalho desenvolvido na Universidade.