UFPel integra Comitê Municipal para Proteção e Defesa da Pessoa Idosa

Closeup of a support hands

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou a integrar o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) e irá, assim, contribuir no enfrentamento da problemática social do envelhecimento no aspecto da violência estrutural, interpessoal e institucional.

O Comitê foi constituído em outubro do ano passado com a finalidade de monitorar, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial no segmento. Além disso, busca definir fluxos de encaminhamento e atendimento, acompanhar, propor políticas públicas e estratégias que promovam e assegurem os direitos das pessoas idosas diante das diversas formas de violência.

O representante institucional titular da UFPel no Comitê, Willi Wetzel Júnior – ligado ao Hospital Escola – e a integrante da Coordenação de Extensão e Desenvolvimento Social da UFPel, Sílvia Barcellos, estiveram reunidos com a coordenadora local do órgão, a assistente social Andreia Vieira de Souza, da Secretaria Municipal de Assistência Social. No encontro de integração foi possível aos participantes conhecer a trajetória de formação do Comitê, suas atribuições e ações em desenvolvimento. Sobre a linha da atuação, explicou Andreia, a atenção mais imediata está na identificação do equipamento social de acolhimento existente e no estabelecimento de um fluxo de atendimento destacadamente voltado à proteção e à defesa da violência contra pessoas idosas em Pelotas.

Na oportunidade, a UFPel reafirmou a relação de colaboração que, além da participação direta no grupo, poderá ser ampliada para contribuições técnicas e científicas eventuais.

O Comitê Renadi realiza encontros mensais, quando reúne as 19 entidades e instituições membros para trabalhos que se estruturam nos seguintes eixos: atuação integral, proteção, defesa, controle democrático, qualificação da política pública específica, e avaliação e monitoramento da Rede Municipal.

Informações sobre a representação podem ser obtidas pelo e-mail: representa@ufpel.edu.br.

O que compete ao Comitê
Dentre as atribuições do grupo, estão a proposição de ações de educação permanente e continuada para a qualificação dos profissionais que atuam no sistema de proteção e defesa de direitos, além de organizar e implementar os protocolos de atendimento para pessoas idosas vítimas de violência no município de Pelotas.

O Comitê também articula e monitora a rede de proteção às pessoas idosas vítimas de violência, o que inclui, por exemplo, acompanhar indicadores, preservar o sigilo e evitar exposições desnecessárias das vítimas. Ainda busca promover campanhas de prevenção e proteção das diversas formas de violência contra pessoas idosas, no âmbito municipal, e propor, articular e acompanhar a execução das políticas públicas direcionadas à prevenção e o atendimento de pessoas idosas vítimas de diferentes formas de violência.