Conselho Diretor aprova Relatório de Gestão

O Conselho Diretor da Universidade Federal de Pelotas (Condir/UFPel) aprovou, na manhã desta quarta-feira (26), o Relatório de Gestão da instituição referente ao exercício de 2022. O documento, de 188 páginas, apresenta uma série de informações sobre a estrutura da instituição, indicadores e avanços daquele período.

Organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), o Relatório é uma exigência legal do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao apresentar o material, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e reitor eleito, Paulo Ferreira Júnior, ressaltou o tópico que retrata as conquistas da UFPel, mencionando aspectos como a atualização de todos os Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDUs) nas unidades acadêmicas e administrativas, o desenvolvimento do primeiro Plano Diretor da UFPel – conhecido como Territórios -, a entrega de dois prédios no Campus Capão do Leão e a captação de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a revitalização do prédio da Escola de Belas Artes, cujas obras devem iniciar neste ano. “Com o Relatório vemos a quantidade de ações realizadas. Ficamos felizes e satisfeitos de estar conseguindo colocar o plano de gestão em execução, mesmo com um cenário desfavorável”, avaliou a reitora Isabela Andrade, fazendo alusão à escassez de recursos financeiros enfrentada pela instituição.

O Relatório, que retrata o ano em que as aulas voltaram a ser presenciais, aponta ainda uma queda no número de estudantes. O montante, que chegou a ser de 20 mil pessoas, em 2022 passou a 15,7 mil. O fenômeno não é isolado, mas constatado por instituições de ensino superior de todo o país como reflexo da pandemia.

Por outro lado, o pró-reitor destacou o avanço na pós-graduação, inclusive no volume de alunas e alunos. Conforme um dos indicadores utilizados pelo TCU, na média de estudantes em tempo integral na UFPel a pós-graduação superou a graduação, o que, no estado, ocorre apenas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – na capital – e na UFPel. “Isso demonstra como a pós-graduação tem sido de excelência e atraído estudantes”, observou.

Outro dos pontos apresentados foi o de avanço nas bibliotecas, com assinaturas de bases eletrônicas, o que confere avaliações positivas por parte do Ministério da Educação (MEC). Por outro lado, salienta, o “calcanhar de Aquiles” da Universidade segue sendo a infraestrutura. “A UFPel ainda sofre a dor do crescimento, pois expandiu sem que a infraestrutura acompanhasse”, pontuou Ferreira Júnior, lembrando que muitas atividades são desempenhadas em prédios históricos, o que demanda manutenções e intervenções específicas.

O Relatório de Gestão será publicado até o final do mês, no portal da UFPel, no menu “Institucional”, na opção “Transparência e Prestação de Contas”.