UFPel projeta parcerias internacionais para mobilidade universitária

Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional possibilitou novos caminhos para internacionalização na UFPel

Convênios e parcerias para a mobilidade internacional, de estudantes, servidoras e servidores Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estão com novas perspectivas na Instituição. A participação das representantes da gestão central na conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional  (Faubai, na sigla em inglês), de 15 a 19 de abril, em Belo Horizonte, oportunizou diversas articulações com instituições exteriores e projetos em benefício da comunidade acadêmica.

O esforço da UFPel para a internacionalização resultou, durante o evento da Faubai, em possibilidades de mobilidade acadêmica de graduação e pós-graduação com a instituição de ensino italiana Università degli Studi di Torino. Para servidoras servidores, há novos caminhos para capacitação em universidades francesas, via agência governamental Campus France. Outra novidade é o acesso à plataforma de ensino de língua inglesa da associação Languages Canada, que poderá ser adotada pelos cursos oferecidos na UFPel.

Pelas articulações no evento, que reúne mais de 200 instituições de Ensino Superior e membros de pastas estratégicas para internacionalização do Governo Federal e representantes de órgão diplomáticos, a UFPel, entre outras ações, buscará instituições francesas para a construção de proposta conjunta ao Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do programa Brafitec, para parceria universitária na área de engenharias. Há também a expectativa de acolhimento na pós-graduação da UFPel de maior número de estudantes africanos, com financiamento pelo Forum for Agricultural Research in Africa.

Na avaliação da reitora da UFPel, Isabela Andrade, que representou a Instituição na conferência, as trocas de conhecimento e o diálogo com vários órgãos estrangeiros e universidades foram fundamentais para desenvolver parcerias. A intenção é de que mais acadêmicas e acadêmicos da UFPel possam realizar mobilidade internacional; e a Universidade, em contrapartida, receba estudantes e a equipe técnica e docente de instituições de outros países. “São recursos externos para injetar na economia local e diferentes culturas, diferentes pessoas, para entrarem em contato, conviverem com a nossa comunidade universitária”, comemora.

Compartilhamento de Experiências

A Conferência da Faubai, explica a coordenadora de Relações Internacionais da UFPel, Renata Bielemann, é também um “espaço promissor para o conhecimento de boas práticas de internacionalização realizadas por instituições brasileiras e ao redor do mundo”. É uma oportunidade para conhecer e discutir sobre políticas públicas de internacionalização.

Durante o evento, o empenho da UFPel na área de políticas linguísticas foi compartilhados com outras instituições de ensino e delegações internacionais. A professora Helena Selbach e a tradutora Márcia Klee apresentaram cinco iniciativas desenvolvidas na UFPel para fins de internacionalização. As ações envolvem formação de professoras e professores para instrução em língua inglesa, oferta de disciplinas de ensino de língua inglesa para estudantes de pós-graduação e  capacitações de servidoras, servidores e estudantes para apresentações acadêmicas nesse idioma.

Entre os encaminhamentos proporcionados pela Conferência, a Universidade buscará direcionar recursos para representação em eventos e feiras de educação. Dessa forma, objetiva-se ampliar a visibilidade institucional e as oportunidades para toda a comunidade acadêmica, práticas, segundo Renata Bielemann, realizadas especialmente pelas universidades do centro do País.

Liderança

A coordenadora de Relações Internacionais da UFPel, pelo reconhecimento da Instituição na gestão da internacionalização universitária, assumiu durante a Conferência da Faubai, a direção do Colégio de Gestores de Relações Internacionais. O órgão é vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).