Rede Ebserh/MEC realiza Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS 2023

Os hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh, como o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), realizarão, por meio de suas ouvidorias, a Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam os serviços oferecidos pela estatal. A pesquisa será aplicada em nível nacional, com coleta de informações durante todo o ano de 2023.

A pesquisa tem como objetivos fornecer um diagnóstico para as áreas de governança; dar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito aos itens avaliados na pesquisa, a partir do olhar e da experiência dos próprios usuários; identificar e fortalecer pontos fortes; identificar e aprimorar pontos com fragilidades.

Para o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende, além de atender a uma exigência legal, a realização da Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS traz muitos benefícios. “A Ebserh tem um papel fundamental no ensino, na pesquisa e na inovação. Como consequência dessa missão, a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade de forma gratuita para a população torna-se um ponto central. Por isso mesmo, ouvir o usuário SUS nesse cenário é fundamental”, salientou a ouvidor.

Rezende complementa que os resultados da pesquisa auxiliarão os gestores a propor melhorias com foco na experiência do usuário e servirão, por exemplo, para analisar a qualidade de serviços terceirizados como limpeza e refeição, além do atendimento prestado pelos profissionais.

Como participar
Os usuários disporão de diversas formas de participação: formulário eletrônico disponível em cartazes por meio de QR Code; contato telefônico feito por profissionais do hospital; e formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais. Segundo Rezende, essa diversificação nas formas de contato e a extensão do prazo de coleta por todo o ano tem o objetivo de captar mais participantes na pesquisa.

O questionário contém avaliação de vários itens em cinco grandes áreas: Roupa/Limpeza/Lixo; Estrutura; Atendimento no Ambulatório; Atendimento na Internação; e Refeições. O respondente pode optar por avaliar apenas uma ou várias dessas áreas.

Saiba mais sobre a Rede Ebserh.

Publicado em 04/04/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, HE, Hospital, Hospital Escola, Ouvidoria, Pesquisa, saúde, SUS.