UFPel abre processo seletivo para o curso de Letras Libras/Literatura Surda

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abriu inscrições para o Processo Seletivo Especial que preencherá 25 vagas para o semestre 2023/1 do curso de graduação em Letras Libras/Literatura Surda. As inscrições serão realizadas até 12 de abril e a prova está prevista para 07 de maio. Todas as informações estão no edital número 15/2023.

O curso Letras Libras/Literatura Surda é uma das novas graduações da UFPel. Sua criação foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) em 2022. De relevância social evidente, foi proposto a partir de um projeto altamente inclusivo. O curso pretende formar professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, pela primeira vez no Brasil, professores de Literatura Surda para atuarem na educação bilíngue de surdos, além do próprio ensino de Libras nos diversos níveis e espaços educacionais, tanto para surdos quanto para ouvintes. É o primeiro curso de Licenciatura em Letras Libras ofertado por universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. O curso terá a duração mínima de nove semestres.

A avaliação consistirá em uma prova de redação, a ser realizada no município de Pelotas/RS, em local a ser divulgado a partir do dia 28 de abril, no site do processo seletivo. A UFPel irá ofertar prova acessível para quem se inscrever para as vagas reservadas para surdos, com tradução em Libras e tempo adicional.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00. As inscrições serão realizadas única e obrigatoriamente via Internet, neste endereço eletrônico, na opção: Edital 15/2023 – Letras Libras/Literatura Surda.

O início das aulas está previsto para 12 de junho.