Projeto “Caminhos da Tradução Acessível” seleciona bolsista com deficiência visual

O projeto “Caminhos da Tradução Acessível”, do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (CLC/UFPel), abriu inscrições para seleção de um bolsista com deficiência visual. A proposta é que a pessoa selecionada atue como Consultor de Audiodescrição.

Podem candidatar-se estudantes regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da UFPel, que não sejam concluintes, e tenham deficiência visual importante (cegueira total, parcial, monocular ou baixa visão). Também é necessário dispor de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto, além de ter experiência no uso de leitores de tela e de programas básicos de edição de textos no computador e aparelhos celulares, e ter disponibilidade para aprender a prática da consultoria em audiodescrição de imagens estáticas e de imagens dinâmicas.

O projeto “Caminhos da Tradução Acessível” objetiva produzir materiais bibliográficos oriundos de estudos e pesquisas relacionados com Acessibilidade Visual, publicá-los e divulgá-los no âmbito acadêmico em nível nacional e internacional. Também busca desenvolver estimular o Grupo de Pesquisas ao qual pertence essa investigação e outros pesquisadores, a produção bibliográfica, para o desenvolvimento de pesquisas no campo da Acessibilidade Visual, através da Audiodescrição.

As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de março, por formulário eletrônico. Todos os detalhes, como atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista, processo de seleção, avaliação e remuneração, podem ser acessados no edital: EXTENSÃO Edital-para-selecao-de-bolsistas-2023