UFPel realiza cerimônia para servidores aposentados

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (Progep/UFPel) promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), uma cerimônia dedicada aos 33 servidores e servidoras que se aposentaram entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023. O momento foi proposto para agradecer pelo tempo devotado à instituição e pelo serviço prestado durante esse período.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ullrich, abriu o encontro ressaltando que o momento não era de ruptura, mas de homenagens, acolhida e valorização do legado que cada um deixa na UFPel. “As portas seguem abertas. Levem a UFPel com carinho no coração e sigam representando a Universidade onde estiverem, sempre nos procurando e visitando”, convidou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco, disse ser um grande privilégio ter tido esse grupo na trajetória da instituição. “A UFPel fica muito grata à dedicação que vocês tiveram à uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, destacou. Segundo ele, o momento também será para novos aprendizados e descobertas na vida de cada pessoa. “A UFPel vai estar sempre pronta a acolher vocês. É a alma mater e estará sempre no coração de todos. Parabéns por esse momento”, pontuou.

A cerimônia contou ainda com a presença da Associação dos Servidores da UFPel (Asufpel), da Associação dos Docentes da UFPel (Adufpel) e da Associação dos Aposentados e Pensionistas da UFPel (Apufpel). As representantes das entidades falaram aos recém-aposentados sobre as oportunidades de projetos e ações nessa nova fase da vida, colocando os sindicatos à disposição e convidando à adesão às atividades realizadas.

Após, houve um momento para que as pessoas participantes pudessem conversar sobre suas trajetórias e planos de vida. A Progep também entregou uma recordação aos aposentados e aposentadas e ofereceu um coffee-break.

Depois de 20 anos na UFPel, a auxiliar de enfermagem Salete Dores Hanauer, 59 anos, fecha um ciclo e passa a uma nova etapa em sua vida. “É um misto de sentimentos. Sempre gostei muito do que fiz”, conta, lembrando do tempo em que trabalhou na Pediatria e também na área de Amamentação. Recordou as amizades que irá levar para toda a vida e da união do grupo que dividiu momentos tristes e alegres. “Sempre gostei de trabalhar com recém-nascidos e a amamentação é uma fase muito importante e pouco falada”, conta, mencionando que sua formação também em Psicologia contribuía na hora de orientar e incentivar as mães. “Recebi muito carinho”, afirma a aposentada, que tem planos de dedicar-se aos familiares. Para ela, a cerimônia promovida pela UFPel é um momento acolhedor. “[A aposentadoria] é uma escolha difícil de fazer. A pessoa fica dividida, porque é muito grata àquilo que faz. A vida é feita de escolhas e ciclos. Uns acabam e outros começam”.