Desafio Pré-Universitário Popular da UFPel aprova estudantes para ingresso na graduação

O Desafio Pré-Universitário Popular, iniciativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aprovou 20 estudantes em diversos cursos de graduação da instituição e outras universidades para ingresso em 2023.

Disponibilizado de forma gratuita pela UFPel, o curso já aprovou inúmeros estudantes de baixa renda nos vestibulares de universidades públicas e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de sua criação, em 1994. As aulas são aplicadas e organizadas por estudantes voluntários da própria UFPel nos turnos vespertino e noturno. Ao longo do curso os participantes também contam com o apoio de simulados, orientação profissional, monitoria e aulões.

Nathaniele Duarte Barcellos

Nathaniele Duarte Barcellos, de 18 anos, aprovada em Educação Física na UFPel, vê o curso Desafio como uma oportunidade para auxiliar nos estudos e conseguir a aprovação na Universidade. “Eu acho que o Desafio é uma ótima oportunidade para quem quer fazer um curso pré-vestibular e não tem condições financeiras de pagar um”, disse. Nathaniele também comentou sobre a coordenação do curso e a equipe. “A coordenação e os professores sempre fizeram o possível e o impossível para nos ensinar tudo o que a gente iria precisar para o vestibular. O carinho que eles tiveram conosco foi incrível”.

Já a nova universitária Taiana dos Santos Castro, de 18 anos, aprovada em Letras – Libras – Literatura Surda na UFPel, conta que era um sonho ingressar na universidade e o Desafio da UFPel a ajudou a realizar esse objetivo. “O curso dá esperança e aprendizado para todos acreditarem e realizarem seus sonhos. Me sinto feliz de poder ter a chance de realizar o meu” afirma.

Taiana dos Santos Castro

Com o objetivo de proporcionar o acesso à Universidade para pessoas de baixa renda, o curso, reconhecido como projeto de extensão da UFPel desde 1997, busca oferecer ajuda estudantil gratuita para estudantes que não possuem condições financeiras de se manter em uma instituição privada, disponibilizando os mesmos benefícios que um curso particular preparatório também possa ofertar para os vestibulandos. O curso beneficia cerca de 300 pré-universitários todo ano.

Entretanto, a coordenadora do Desafio, Catia Fernandes de Carvalho, alega que o objetivo do curso vai além de que o estudante seja aprovado na universidade. “A proposta do Projeto é trabalhar questões de cidadania e empoderamento. Não queremos apenas que o aluno entre na universidade, mas também que ele se entenda como cidadão e que perceba os seus direitos e lute por eles”, disse, ressaltando que o Desafio desenvolve ações de incentivo ao pensamento crítico, pertencimento político e consciência cidadã.

Catia também comemora a aprovação dos novos ingressantes na UFPel através do Desafio. “Estamos nesse momento alimentados de esperanças e no auge de um sentimento de alegria e realização quando nos deparamos com os resultados de nossas práticas cotidianas enquanto educadores populares”, destaca.

Segundo ela, trata-se de uma alta taxa, a qual extrapola 50% de aprovação dos estudantes do Desafio, considerando aqueles que permaneceram até o final do curso. “Trata-se de uma vitória coletiva saboreada por nós educadores, e principalmente de uma vitória de cada um desses estudantes advindos de realidades diversas da classe popular e que tiveram que romper muitas barreiras para chegar a ocupar o espaço na sala de aula de uma universidade pública” finaliza.

Estudantes aprovados da turma presencial do Desafio Pré-Universitário – 2022

– Maria Hoff Ambos – Design Digital – UFPel
– Cleber Infante Coutinho – Física – UFPel
– Lolla – Ciências Biológicas – UFPel