Início do conteúdo

UFPel recebe visita do pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de Illinois

A Universidade Federal de Pelotas recebeu, no início desta semana, o professor da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (EUA) Wojtek Chodzko-Zajko, que ocupa na instituição o cargo equivalente ao de pró-reitor de Pós-Graduação. O gestor da universidade americana esteve envolvido em uma intensa agenda de reuniões e palestras junto a diversas unidades da UFPel. Chodzko-Zajko veio a Pelotas no contexto do Programa de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Print/Capes), por meio do qual as universidades já têm mantido intercâmbio de pessoas e projetos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco, considera que a parceria entre a UFPel e a Universidade de Illinois é estratégica para a internacionalização, visto que projetos desenvolvidos em conjunto entre ambas podem possibilitar na captação de recursos de agências de fomento nacionais e internacionais. Isso poderá viabilizar a mobilidade acadêmica entre os dois países. Já a reitora Isabela Andrade diz que a visita do pró-reitor da universidade americana é oportuna para a construção dessa interação entre as instituições, especialmente no campo da pesquisa.

Encontro no Gabinete da Reitoria

Na tarde de segunda-feira (13), Isabela recebeu o docente para uma visita em seu gabinete. O encontro também contou com a presença da vice-reitora Ursula Silva, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Junior, do pró-reitor Demarco e da coordenadora de Relações Internacionais, Renata Bielemann.

Na ocasião, Chodzko-Zajko teve a oportunidade de apresentar um pouco da sua universidade, considerada uma das maiores instituições públicas de ensino superior nos Estados Unidos: apenas nos cursos de pós-graduação, são cerca de 20 mil estudantes. É também a universidade pública que mais recebe alunos e alunas de outros países; há cem brasileiros com vida acadêmica no local, mas os países com mais presença são asiáticos – China, Índia e Coreia do Sul.

A reunião também serviu para que as lideranças pudessem levantar possibilidades de colaboração que podem ser feitas entre as instituições. Ao saber das dificuldades financeiras pelas quais passa o sistema federal de ensino superior no Brasil, Chodzko-Zajko destacou que essas parcerias devem ser pensadas com criatividade, a partir de modelos alternativos de cooperação, que passem, por exemplo, pelas interações virtuais.

Encontros com setores, estudantes, coordenadores e programas de pós-graduação

Já na terça-feira, Chodzko-Zajko reuniu-se com a equipe da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Superintendência de Inovação e Relações Interinstitucionais (Inova). Também estiveram reunidos com o visitante as coordenações dos programas de pós-graduação em Epidemiologia, Educação Física e Biotecnologia.

No início da tarde, foi a vez de estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Educação Física estarem em contato com o docente de Illinois. Ele tratou da temática da qual é um dos grandes especialistas no mundo: a atividade física para idosos.

Em seguida, encontrou-se com coordenadores de programas de pós-graduação. Em sua fala, Chodzko-Zajko destacou que o interesse atual da sua atuação junto à coordenação da pós-graduação na Universidade de Illinois é a de pensar  como a universidade vai parecer daqui a dez anos, especialmente no que a instituição deverá oferecer ao seu público de então. “Estamos imaginando o futuro da educação superior”, disse.

Entre os focos a serem trabalhados em um futuro próximo, está o da oferta de programas de educação continuada para ex-alunos que, apesar de mais breves, possam ser agrupados posteriormente em um título de mestrado. Também serão exploradas mais interações entre programas online e presenciais.