Falta de anestesistas no HE UFPel: reunião busca novas soluções

Em reunião ocorrida na tarde dessa quinta-feira (23), no Gabinete da Reitoria, da Universidade Federal de Pelotas, foram discutidas novas alternativas para solucionar a falta de anestesistas no Hospital Escola. O encontro contou com a participação da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e do presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Douglas Silveira.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, iniciou a reunião apresentando um panorama sobre a atual situação do Hospital Escola. “A falta de anestesistas e o fechamento das Residências Médicas são problemas que a UFPel precisa resolver, mas precisamos pensar que também são problemas de saúde pública que atingem diretamente a comunidade pelotense e os municípios vizinhos”, pontuou.

A superintendente do HE, Carolina Ziebell, explicou que o número de anestesistas sempre esteve abaixo do que foi dimensionado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e que o quadro foi agravado a partir de dezembro de 2022, com o fechamento do programa especializado em Anestesiologia. “A Ebserh dimensionou a necessidade de 11 profissionais, mas nunca chegamos a esse número. Contávamos com nove anestesistas, hoje temos apenas sete. Conseguimos manter os atendimentos com o apoio dos residentes, mas com o fechamento da Residência em Anestesiologia não temos mais esse suporte”, informou.

Após diversas tentativas de seleção de anestesistas ou empresas que oferecem o serviço, a superintendente explicou que agora aguarda-se o resultado de mais uma tentativa desses processos, que deve ter alguma definição até meados de março.

Durante a reunião, a prefeita Paula Mascarenhas informou estar acompanhando o assunto e que já está buscando alternativas de solução para a falta de profissionais. “Já conversamos com dois grupos de anestesistas, queremos conversar com o grupo que trabalha no Hospital Escola e estamos estudando uma forma da Prefeitura de Pelotas conseguir fazer a contratação. Não podemos nos conformar com essa situação, Pelotas precisa do Hospital Escola, não conseguimos pensar em saúde pública sem essa instituição de saúde que é 100% SUS”, disse.

O presidente da Azonasul, Douglas Silveira, também sinalizou uma possibilidade de solução que será tratada ainda na tarde desta sexta-feira (24). “A maior parte dos nossos 22 municípios são socorridos pelo Hospital Escola. Queremos construir uma solução que não prejudique a população da Zona Sul que precisa dessa assistência”, afirmou o presidente que deixa o cargo nesta sexta-feira (24), mas passará a demanda para a nova direção.

Reunião na Azonasul

Durante o encontro o presidente da Azonasul fez um convite para que a reitora Isabela Andrade esteja presente na Assembleia da Associação com objetivo de apresentar a situação do Hospital Escola para os prefeitos. O encontro será nesta sexta-feira (24), às 15h30.

Comitê de Crise

A gestão da Universidade constituiu, na manhã desta quinta-feira (23), o Comitê de Gestão de Crise acerca da carência de anestesistas no Hospital Escola e desdobramentos nos Programas de Residências da UFPel. O grupo conta com representantes da Gestão da Universidade, do Hospital Escola, da Faculdade de Medicina e das Residências Médicas da UFPel e passará a atuar na solução da questão.