Início do conteúdo

Importância do meteorologista no setor agrícola é foco da participação da FAMET na Abertura da Colheita do Arroz

Entre terça (14) e quinta-feira (16), a Faculdade de Meteorologia (FAMET) participou, pelo segundo ano consecutivo, da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, evento realizado na estação da Embrapa em Capão do Leão (RS). Sua presença na área de estandes pode colocar em contato com o público presente pesquisadores, docentes e estudantes da unidade.

A ideia, segundo o professor Douglas Lindemann, chefe do Núcleo de Meteorologia Aplicada da FAMET, era a de dar acesso aos participantes aos prognósticos climáticos para os próximos meses na regiões do sul e da Campanha gaúchas. Também houve explicações sobre os fenômenos que impactaram no déficit de chuva ocorrido. Outro ponto abordado pelo grupo foi a importância da instrumentação meteorológica para o setor agrícola.

Participar do evento também oportuniza, de acordo com o docente, a discussão que o profissional meteorologista pode trazer para o agronegócio, em áreas como a elaboração de previsões de tempo e clima, alerta de tempos severos, laudos e análise de dados climáticos. “Participar de um evento como esse permite demonstrar que o meteorologista é um ator importante no setor agrícola”, afirma Lindemann.  Por isso, além dos produtores, muitas empresas participantes da feira foram informadas sobre as oportunidades e possibilidades trazidas pela participação do meteorologista em seus campos de atuação.

Outra participação importante da FAMET ocorreu por meio do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMET), que também esteve envolvido com a Abertura, produzindo previsões específicas para os dias e local do evento e proporcionando suporte sobre o assunto.

Publicado em 17/02/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Meteorologia, Meteorologia.