Início do conteúdo

Nota da Gestão sobre o Transporte de Apoio

No ano de 2022, os sucessivos cortes orçamentários impostos às Universidades Federais forçaram a UFPel a reduzir alguns serviços ofertados, dentre eles o transporte de apoio. Com a redução do quantitativo de motoristas e a limitação para gastos com combustíveis e manutenção da frota, a UFPel passou a disponibilizar sete ônibus exclusivos para o Transporte de Apoio Pelotas – Capão do Leão no turno da manhã, e seis no turno da tarde. Já em relação ao transporte na cidade de Pelotas, alguns ônibus circulam nesse percurso (02 exclusivos em Pelotas, além daqueles que retornam do Capão do Leão fazendo a linha de volta).

Ao todo, diariamente são realizadas 118 “viagens”, transportando aproximadamente 4.500 pessoas.

Já em 2023, com o início do semestre letivo em 30 de janeiro, considerando que não houve mudança no cenário orçamentário, estão sendo disponibilizados exatamente a mesma quantidade de ônibus e de “viagens” realizadas ao longo dos dias, na tentativa de transportar o maior número de usuários possível.

Importante ressaltar que há diálogo aberto com o DCE sobre esse tema. Na reunião mais recente, realizada na quarta-feira (08), foi explicado sobre a impossibilidade de aumentar a oferta de transporte por conta da restrição orçamentária. Entretanto, tão logo a situação orçamentária das IFES em geral seja normalizada, com o retorno de valores necessários para manutenção dos serviços na íntegra, será possível aumentar a quantidade de ônibus no transporte de apoio.