Inscrições para Programa de Iniciação Tecnológica para alunos de graduação da UFPel prorrogadas até 5 de fevereiro

Com o objetivo de incentivar alunos de graduação a participarem do desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou em novembro de 2022 a primeira edição de seu Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), com o objetivo de fomentar projetos inovadores de qualquer área do conhecimento, que sejam realizados nos hospitais universitários federais vinculados à Rede, dentre eles o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), que foi contemplado com cinco bolsas com duração de 12 meses, no valor de R$ 400,00 mensais por aluno.

A iniciativa é uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No primeiro semestre de 2022, no âmbito dessa parceria, teve início o Programa de Iniciação Científica da Ebserh (PIC), que distribuiu 304 bolsas a alunos de graduação com projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede.

O objeto dos projetos de Iniciação Tecnológica são o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas, modelos de negócios ou tecnologias digitais, preferencialmente de caráter multidisciplinar. Com isso, pretende-se estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, o envolvimento dos alunos em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento e processos próprios do saber científico e tecnológico, além das suas potencialidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os bolsistas serão orientados por um pesquisador experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento.

As inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) foram prorrogadas, no HE UFPel, até o dia 05 de fevereiro de 2023.

O edital com todas as informações, incluindo os critérios de elegibilidade e dinâmica da seleção, bem como o formulário para inscrição, pode ser acessado por meio deste link.