Inaugurado o novo espaço da Conectar no Pelotas Parque Tecnológico

Nesta quinta-feira (15), ocorreu a inauguração do novo espaço da Conectar – Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – no Pelotas Parque Tecnológico. O espaço, vinculado à Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel (Inova), possui um ambiente coworking e foi idealizado para fomentar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento tecnológico no país.

A decoração do espaço conta com três manifestações artísticas selecionadas através de um concurso promovido pelo Universidade. De acordo com a administradora da Incubadora, Adalice Kosby, o novo ambiente conta com seis estações de trabalho de uso compartilhado e espaço para 40 colaboradores. “Pensamos em um espaço de coworking para fluir a sinergia entre as empresas incubadas na Conectar”, disse.

A abertura do evento de inauguração do espaço foi realizada pelo coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (EPITTE), Felipe Marques, que relembrou a trajetória da Conectar criada pela UFPel, em 2015, com o objetivo de estimular o empreendedorismo da comunidade acadêmica e da sociedade. Em 2017, a Incubadora passou a integrar o ecossistema de organizações presentes no Pelotas Parque Tecnológico. “Nesse período tivemos 72 processos de incubação e pré-incubação e três empresas graduadas. Atualmente, temos 12 empresas incubadas e sete projetos em pré-incubação. São pessoas trabalhando, desenvolvendo conhecimento e tecnologia e essa inovação está chegando à sociedade”, disse.

Em sua fala, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Campos, destacou a importância das pessoas dentro da trajetória da Conectar. “Não adianta ter uma superestrutura, se não tiver pessoas. Um ecossistema não trabalha sozinho, deve ser um ambiente para que as pessoas expressem a vontade de criar algo e inovação é isso: desenvolvimento e ampliação de tecnologia”, salientou.

O presidente do Conselho de Administração da Tecnosul, Leonardo Reichow, destacou em sua fala a importância da Conectar para consolidação do Parque do Parque Tecnológico. “Sem a UFPel, o Parque teria passado por muitas dificuldades. Tivemos um grande impacto na geração de riqueza e melhores condições sociais para a nossa região. Já tivemos empresas de Pelotas em destaque no país e não imaginávamos isso há 20 anos, nós podemos fazer de Pelotas uma referência em inovação”, afirmou.

Já o prefeito em exercício de Pelotas, Idemar Barz, lembrou a aprovação do projeto de aquisição do prédio do Parque Tecnológico ainda quando era vereador. “Nós aprovamos o projeto na Câmara de Vereadores e é uma satisfação ver que foi uma decisão acertada. O mundo hoje é tecnologia e inovação e Pelotas tem um polo que reúne várias instituições para exportar conhecimento na área de inovação e tecnologia”, destacou.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Jr., salientou que o novo espaço qualificado da Conectar é um presente de Natal para a sociedade. “Esse ano foi muito difícil para a Universidade. Estamos trabalhando há 13 dias sem financeiro. A inauguração deste novo espaço mostra o quanto trabalhamos e fazemos acontecer com quase nada. Imaginem o que faríamos se tivéssemos investimento”, pontuou.

Por fim, a vice-reitora Ursula Silva, falou sobre a importância da Universidade estar em um espaço de desenvolvimento de inovação e tecnologia interagindo com a comunidade. “Estarmos aqui fazendo ideias tornarem-se proposições, nos motiva no conceito de formar alguém, cumprindo o nosso papel como instituição de ensino e o nosso compromisso social de colocar a universidade dentro da cidade”, finalizou.

Ao final do ato de inauguração a faixa foi descerrada e os convidados presentes tiveram a oportunidade de conhecer o novo espaço.