Início do conteúdo

CDIP faz entrega simbólica de ações de planejamento para a Reitoria

A equipe da Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (CDIP/Proplan) visitou, nesta terça-feira (13), os gabinetes da reitora e da vice-reitora da UFPel. A motivação para tal reunião foi a entrega simbólica das ações de planejamento organizadas e executadas pela coordenação nos últimos meses.

De forma a concretizar o trabalho, foram entregues à reitora Isabela Andrade e à vice-reitora Ursula Silva versões impressas do Plano de Desenvolvimento Institucional, do relatório completo e a revista do PDI anterior, dos procedimentos de uso para o sistema Helios Voting, de votação online, do guia para elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades e as metodologias para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional e do Programa Territórios. “Nesses documentos, está plasmado parte do nosso trabalho”, pontuou o coordenador da CDIP, Claiton Lencina, durante o encontro com a reitora.

Isabela mostrou-se muito feliz em receber o material, pois, conforme disse na reunião, é uma entusiasta do planejamento, em especial daquele feito a partir do olhar do usuário. “Estamos planejando a vida das pessoas, que vão ser, de fato, ser o alvo disso”, destacou. Por isso, ela celebrou o fato de a comunidade ser ouvida de forma atenta nesses processos: “Isso faz com que ações sejam mais realizáveis”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e reitor eleito, Paulo Ferreira Jr., afirmou que o processo de planejamento, que poderia ter sido prejudicado com os últimos anos de cortes orçamentários, ganhou nova força no período. A reitora disse, então, que nesses momentos de dificuldades financeiras, a grande força é o trabalho das pessoas, elogiando, dessa maneira, as iniciativas realizadas com esse fim.

Os documentos entregues à reitora e a vice-reitora podem ser acessados nos seguintes links:
– Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
– Avaliação e execução do PDI 2015-2021 
– Revista PDI 2015-2021
– Guia para elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDU) 2022-2024
– Guia para eleições eletrônicas no sistema Helios Voting
– Metodologia para a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI)
– Metodologia para elaboração do processo de planejamento integrado Territórios