Estudo quer localizar jovens de Pelotas nascidos em 2004

O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel está realizando uma série de ações para localizar participantes da Coorte de Nascimentos de 2004 em Pelotas, estudo que acompanha a saúde da geração nascida entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2004 na cidade desde o nascimento dos jovens. A pesquisa está em fase de avaliação dos 4,2 mil integrantes, que estão completando 18 anos em 2022. Desse total, aproximadamente oitocentos ainda não foram localizados pelas equipes de agendamento em função de dados de telefone e endereço desatualizados.

Entrevistadores do estudo estão indo presencialmente às residências situadas nos endereços de cadastro, para buscar informações de contato do participante com moradores das proximidades. Os grupos também estão fazendo buscas ativas nas redes sociais pelo nome de nascimento dos jovens, ou de familiares ou responsáveis indicados por eles em acompanhamentos anteriores. Pesquisadores organizaram visitas a escolas, cursos pré-vestibulares e universidades, além da presença em eventos abertos, como o Ruas de Lazer, para distribuição de folders sobre a pesquisa.

“O engajamento dos pelotenses é um dos pilares para a entrega de resultados de pesquisa que vêm trazendo benefícios concretos para a população, como as descobertas sobre a importância do aleitamento materno, dos cuidados nos primeiros mil dias de vida da criança e dos padrões de crescimento infantil. Queremos que a informação sobre a etapa dos 18 anos chegue a todos os jovens, para garantir que não deixem de participar por desconhecimento”, diz a coordenadora do estudo, Luciana Tovo, que ganhou o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência em 2020 com a proposta de estudar o impacto da pandemia sobre os níveis de estresse dos jovens da Coorte de Nascimentos de 2004.

Todos os nascidos em 2004 que ainda não foram contatados para a realização da fase atual da pesquisa podem agendar diretamente a participação, até o dia 31 de dezembro, pelo contato de WhatsApp (53) 98400-0426 ou pelas redes sociais do estudo no perfil @coorte2004 no Instagram, ou Coortes Pelotas no Facebook.

A coleta de dados da pesquisa envolve a participação em entrevista domiciliar de cerca de quarenta minutos e uma rodada de avaliações na clínica da pesquisa, com aproximadamente uma hora de duração. Moradores de outras localidades podem participar à distância através de entrevistas por telefone.

Todos os participantes recebem ajuda de custo e atestado para justificativa de dispensa de trabalho ou escola.

A atual fase de pesquisa irá retratar a saúde dos pelotenses de 18 anos, com ênfase em indicadores de nutrição, composição corporal, saúde mental, prática de atividades físicas e suas relações com as condições socioeconômicas e de acesso a serviços de saúde.

Informações adicionais podem ser obtidas em contato com a equipe de pesquisa pelo telefone (53) 3284-1300.

Foto: Daniela Xu