PPG em Sociologia promove Aula Inaugural sobre a herança clássica a partir da América Latina

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel) promove, no dia 1º de dezembro, às 19h, sua Aula Inaugural. O encontro ocorrerá no Miniauditório 1 do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem – Cehus (Rua Alberto Rosa, 117).

A ministrante convidada é a professora Raquel Weiss, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A docente falará sobre o tema “Presente no passado: a herança clássica a partir da América-Latina”.

A aula trata da ideia dos clássicos enquanto ancestrais, como uma forma de renovar a relação com o passado da sociologia, articulando a herança europeia ao lado de outras presenças importantes para pensar uma sociologia latino-americana. Tal esforço oferece um caminho para articular gênero e raça no núcleo da teoria social, com consequências para a concepção de sociologia e seus modos de operar.