UFPel participa do evento #inspirAÇÃO! com jovens do Ensino Médio

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mais uma vez se aproxima dos estudantes do Ensino Médio ao participar do evento #inspirAÇÃO!, promovido pelo Sebrae e 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Pelotas. A ação ocorreu nesta terça-feira (22), no Auditório da sede do Sicredi Interestados RS/ES, pela manhã, e, à tarde, foram oferecidas oficinas temáticas em três locais de forma simultânea: no Colégio João XXIII, na sede do Sebrae e na sede do Senac.

A UFPel ministrou uma oficina sobre a Universidade e suas oportunidades, desde o ensino, passando pela pesquisa, extensão e também em projetos voltados à inovação.

A Instituição foi representada pelo coordenador do projeto de extensão “UFPel vai à Escola”, Francisco Kieling, pelo coordenador de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Eduardo das Neves Filho, pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, Vinícius Campos, e pela estudante do oitavo semestre do curso de Jornalismo, Gisele Moraes Dias.

Os representantes da UFPel também conversaram com os estudantes do Ensino Médio sobre os programas de assistência estudantil, para garantir a permanência e a formação dos alunos e, ainda, sobre os processos eletivos para que possam ingressar nos cursos desejados.

Na ocasião, Gisele, que veio de uma escola pública de periferia, narrou a própria trajetória, que passa pela superação de barreiras para ingressar, cursar o curso dos seus sonhos e, ainda na graduação, empreender e construir a própria empresa de marketing digital junto com uma sócia, também estudante da Universidade.

Presença nos educandários
O coordenador “UFPel vai à Escola”, Francisco Kieling, ressalta que a participação no evento reforça a política que a UFPel tem desenvolvido para estar mais próxima dos estudantes do Ensino Médio. Segundo ele, desde a criação do Núcleo de Processos Seletivos, ainda durante a pandemia, a Instituição tem proposto ações para estar mais presente no meio de seus potenciais futuros alunos.

Após a pandemia, quando muitos possíveis candidatos precisaram abandonar os estudos para sustentar a família e outros não se sentiam suficientemente capazes, com o ensino remoto, de prestar um processo seletivo, a Universidade percebeu uma queda na procura. A UFPel registrou uma queda de mais de 40% na busca pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, de forma semelhante, pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). Criado neste ano, o projeto “UFPel vai à Escola” conversou com mais de cinco mil jovens em mais de 30 escolas de Pelotas e região neste último semestre para atrair esse público. E os resultados já começam a aparecer: em comparação com o ano passado, a participação no Sisu cresceu 10% e, no Pave, 35% – o cruzamento de dados aponta adesão, nos dias subsequentes, de alunos das escolas que foram visitadas.

Assim, a participação no #inspirAÇÃO! segue a proposta de estar junto aos estudantes, que deve ser ampliada no próximo ano. “A ideia é começar o projeto cedo, para conseguir fazer com que, de fato, cada vez mais a Universidade esteja aberta a esses estudantes, que têm um potencial imenso, para virem se qualificar na UFPel e qualificarem a Universidade a partir de uma diversidade de experiências de vida que trazem para uma instituição plural”, disse.

#inspirAÇÃO!
Baseada no desafio “Crie o Impossível”, a iniciativa trouxe diversas atrações para inspirar estudantes de Ensino Médio de escolas públicas a acreditarem e investirem em seu potencial. A ideia foi construir um diálogo para estimular a criatividade, o empreendedorismo e o protagonismo juvenil.