Coordenações dos PPGs da UFPel reúnem-se com diretor de Avaliação da CAPES

Dando continuidade à agenda em Pelotas do diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Sérgio Avellar, ocorreu no início da tarde desta terça-feira (22) encontro do dirigente com as coordenações dos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade Federal de Pelotas.

Abrindo a palestra, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco, contou que a motivação para a presença do diretor na UFPel é pois esta é uma das poucas universidades que Avellar não conhecia. A vice-reitora Ursula Silva destacou a honra de receber o diretor de Avaliação, de forma a apresentar o impacto dos programas de pesquisa da UFPel junto à comunidade e os projetos que estão por vir.

Avellar apresentou aos coordenadores de pós-graduação um panorama de dados relacionados aos processos de avaliação dos PPGs por parte da CAPES. Destacando os desafios de realizar uma coleta de dados em plena pandemia, o diretor disse considerar o último ciclo avaliativo concluído um dos mais complexos da história da Coordenação. Nessa edição, subiram de nível 30% dos programas e caíram 7%; 30% passaram para níveis de excelência. Na UFPel, enquanto isso, houve um crescimento de nota em 47% dos PPGs, sendo que cresceu o número de programas de excelência em 50%.

Dentre as perspectivas apontadas pelo palestrante para os próximos ciclos, está a necessidade de dar previsibilidade às coordenações da forma com que ocorrerá a avaliação dos programas de pós-graduação, além de montar um calendário efetivo que seja seguido regularmente. Além disso, Avellar comentou que devem ser adotados mais critérios qualitativos do que quantitativos. A palestra também foi oportunidade para trazer ao público informações sobre a ação civil pública que suspendeu temporariamente o processo avaliativo em 2021.

O diretor de Avaliação da CAPES, em entrevista, destacou a qualidade dos programas de pós-graduação da UFPel. “Fico feliz de ver a Universidade tendo uma inserção na comunidade tão importate e relevante”, disse. Segundo Avellar, a UFPel é um case de sucesso que deve servir de exemplo às demais instituições.