Evento marca os dez anos do curso de Química Forense

Nesta sexta (18), a comunidade acadêmica do curso de Bacharelado Química Forense da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) celebrará os dez anos do curso com um evento. A atividade será realizada no Auditório do Prédio da Faculdade de Meteorologia – Campus Capão do Leão.

A programação, diversa, incluirá palestras, minicursos e roda de conversa com egressos. O objetivo principal é a confraternização e celebração dessa importante data junto aos acadêmicos do curso e comunidade relacionada.

O Bacharelado em Química Forense foi criado em 2012 através do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Seu objetivo é preparar o profissional para atuar como químico, no trabalho exploratório, técnico e científico em métodos e técnicas de análise aplicadas às Ciências Forenses. O graduado em Química Forense tem formação interdisciplinar para compreender e atuar sobre um problema químico inserido no âmbito da área jurídica e de investigação forense. Portanto, o curso, além do núcleo de Química, contempla também outras disciplinas de áreas básicas, e de áreas específicas, como Análise Instrumental Forense, Análise Pericial de Locais de Crime, Biologia Molecular Forense, Ciências Forenses e Cromatografia aplicada a Análises Forenses. O curso de graduação em Química Forense na UFPel foi o primeiro no Brasil em Universidade Federal.

A coordenadora do curso, Clarissa dos Santos, e o coordenador-adjunto, Rogério Freitag, destacam que os dez anos são um marco importante, ao agradecer os pioneiros e àqueles que fizeram e fazem a história da Química Forense da UFPel. “Desde a sua criação, o curso sempre buscou atender sua missão institucional de educar e qualificar pessoas para serem cidadãos e cidadãs profissionais, responsáveis e capazes de atuar na transformação e evolução da sociedade. Assim, registramos a enorme dedicação de todos e todas que colaboraram, durante esses dez anos, para prover profissionais tecnicamente preparados e humanamente responsáveis”, afirmam. Os docentes salientam que o futuro será pautado pela persistência, determinação, solidariedade e união, contribuindo para o desenvolvimento humano e social dos estudantes.

Programação:
9h – Abertura
10h – Coffee-break
10h30min – Minicursos: “Revelação de Impressões Digitais” e “Elucidação de Cena de Crime”
12h30min – Intervalo
14h – Palestra: “Investigação Forense como Itinerário Formativo”
15h – Palestra “Saúde Mental e Relações Interpessoais no Contexto Atual”
16h – Coffee-break
16h30min – Roda de Conversa com Egressos: “Percepção de Formação e Atuação Profissional”
17h – Encerramento