Início do conteúdo

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo apresenta projeto de Residências Artísticas

Foi apresentado em reunião ocorrida nesta quarta-feira (9) no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) o projeto “Trânsitos Excêntricos — programa de residências no MALG”. Participaram da atividade integrantes do Laboratório de Curadoria do MALG (LACMALG) e da Academia de Curadoria da Universidade de Brasília (UnB).

Contemplado pelo edital do Fundo de Amparo à Cultura (FAC) da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) na modalidade Visual, o projeto possibilitará residências virtuais de artistas convidados e selecionados através de edital. Em cada residência acontecerão ações entre curadores e artistas, como conversas sobre o acervo e a história do MALG, buscando uma aproximação às coleções do museu.

Está prevista, ainda, uma exposição organizada pelos curadores do projeto dentro do Museu, composta por produções artísticas resultantes das conexões entre a produção do artista e o acervo do museu, sejam elas desenvolvidas durante o projeto ou contemplando uma série de registros dessas interações.

As residências artísticas são uma proposição da Sociedade de Amigos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (SAMALG), com parceria do LACMALG e da Academia de Curadoria.

Na reunião desta quarta, a coordenadora da Academia, Ana Avelar, o coordenador do LACMALG, Lauer dos Santos, e o coordenador da SAMALG, Renan Espirito Santo, juntamente com os demais presentes, discutiram o cronograma geral do projeto. Também foram levantadas as ações a serem realizadas, bem como as equipes e parcerias a serem desenvolvidas.

Segundo a coordenação do projeto, o edital de seleção para a participação de artistas será disponibilizado no dia 5 de dezembro, por meio dos canais de comunicação do MALG.

Publicado em 10/11/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags malg, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, rede de Museus.