Jogos da UFPel: Atlética Educação Física & Fisioterapia é a mais bem colocada

A 8ª edição dos Jogos da UFPel encerrou neste sábado (05), com oito finais, de quatro modalidades, nos naipes masculino e feminino. As disputas foram realizadas no ginásio da Escola Superior de Educação Física (Esef), durante a tarde. Além dos campeões em cada modalidade, foram definidas as equipes mais bem colocadas, conforme o regulamento dos Jogos, que prevê acúmulo de pontuação aos grupos de acordo com a participação.

As três melhores representações no geral das modalidades foram, no naipe feminino, Associação Atlética Acadêmica Educação Física & Fisioterapia UFPel (1º lugar), Associação Atlética Acadêmica Leiga – Curso de Medicina (2º lugar) e
Associação Atlética Acadêmica Sanatório – Curso de Direito (3º lugar). No geral das modalidades para o naipe masculino foram Associação Atlética Acadêmica Educação Física & Fisioterapia UFPel (1º lugar), Associação Atlética Acadêmica Sanatório – Curso de Direito (2º lugar) e Centro de Engenharias, Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da UFPel – Centauro (3º lugar).

Depois de dois anos sem competições, em função da pandemia, os Jogos da UFPel de 2022 reuniram 17 equipes em busca do título no Basquete, Handebol, Vôlei e Futsal. As disputas iniciaram em 10 de setembro.

Além de democratizar o acesso ao esporte de competição entre estudantes da Universidade, os Jogos da UFPel também têm a proposta de favorecer a socialização, fomentar o debate sobre políticas de esporte universitário e viabilizar a seleção e participação de equipes representativas da UFPel em competições universitárias no âmbito local, estadual e nacional.

Ana Júlia Decker (E), Lorenza Donini (C) e Bruna Rodrigues (D)

A integração dos alunos foi um dos aspectos ressaltados pela atleta Bruna Rodrigues, 19 anos, do terceiro semestre de Fisioterapia, que fazia sua estreia nos Jogos da UFPel. Preparando-se para entrar em quadra na competição de vôlei, ela diz que o campeonato é uma forma de conectar pessoas de diferentes campi e cursos. “Nos preparamos muito e estamos confiantes para trazer a vitória”, contou, ainda antes de saber do resultado positivo que viria. A estudante do primeiro semestre de Educação Física Lorenza Donini, 19 anos, diz amar esportes e, mal ingressou no curso, já estava na equipe de Handebol. “É muito legal, não só pela integração, mas porque estimula as pessoas a querer jogar”, afirma.

Todas as informações a respeito dos Jogos da UFPel – regulamentos, tabelas de jogos e resultados –, podem ser acessadas aqui. Mais detalhes estão na página dos Jogos no Instagram. A competição foi promovida pela Divisão de Esporte da UFPel.

Classificação Feminina
1° Lugar: Associação Atlética Acadêmica Educação Física & Fisioterapia UFPel
2° Lugar: Associação Atlética Acadêmica Leiga (Curso de Medicina)
3° Lugar: Associação Atlética Acadêmica Sanatório (Curso de Direito)