Alunos concluintes inscritos no Enade 2022 devem preencher documentos até o dia 26 de novembro

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informa aos alunos concluintes inscritos para o Enade 2022 que o prazo para preenchimento do cadastro e do questionário do estudante vai até o dia 26 de novembro de 2022, véspera da prova deste ano.

CURSOS PARTICIPANTES:

a) Administração;

b) Ciências Econômicas;

c) Direito;

d) Gastronomia;

e) Gestão Pública;

f) Jornalismo;

g) Processos Gerenciais;

h) Psicologia;

i) Relações Internacionais; e

j) Turismo.

O preenchimento é feito diretamente no Sistema Enade, através do link http://enade.inep.gov.br

O questionário do estudante concluinte é fase obrigatória da avaliação Enade, sendo um dos itens verificados pelo INEP para a atribuição de regularidade ao estudante concluinte. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por Ato do próprio INEP, conforme cronograma do edital INEP nº 51/2022, que rege a edição da avaliação deste ano.

As respostas dos alunos às perguntas do Questionário do estudante sobre “Organização didático-pedagógica”; “Infraestrutura” e “Oportunidades de Ampliação da Formação Acadêmica e Profissional” fazem parte das diferentes notas que irão compor a base de cálculo do Conceito Preliminar do Curso (CPC) a que o aluno está vinculado.

A prova está marcada para ocorrer no dia 27 de novembro de 2022, a partir das 13 horas, horário de Brasília.

Quem deve ser inscrito?

1. a) ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022 (31 de Agosto de 2022).
  2. b) concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023; e
  3. c) concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.

Quem faz a Prova?

Os estudantes concluintes dos bacharelados e dos cursos superiores em tecnologia avaliados no Enade 2022, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.

Questionário do Estudante

Todos os alunos inscritos como concluintes devem preencher o questionário do estudante e participar da prova, que neste ano será aplicada em 27 de novembro de 2022.

O questionário do estudante possui caráter obrigatório, ficando irregular o aluno que não efetuar o seu preenchimento, impedindo, assim, a sua colação de grau.

Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas de inscritos.

É imprescindível a leitura do Edital INEP nº 51/2022 para mais detalhes e para as regras oficiais da edição deste ano da avaliação Enade.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação, e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do edital anual.

O sistema Enade pode ser acessado no link enade.inep.gov.br.

Publicado em 10/11/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags cursos de graduação, ENADE.