Projeto Todos pela Vila arrecada doações para famílias atendidas pela UBS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Municipal, gerida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem promovido campanhas de auxílio à população do bairro Santos Dumont. O projeto Todos pela Vila busca apoiar mensalmente famílias em vulnerabilidade social com a doação de alimentos não perecíveis – como arroz, feijão, massa, farinha, leite, óleo – e também perecíveis, como vegetais e frutas. Os vegetais e frutas são doados por comerciantes da Central de Abastecimento (CEASA).

Atualmente, são 18 famílias cadastradas que mensalmente contam com essa ajuda. A logística de arrecadação é coordenada e executada pela equipe de Nutrição da UBS, composta pela nutricionista Mabel Alves e por estudantes do curso de Nutrição da UFPel.

Em março e abril deste ano ocorreu um recadastramento das famílias beneficiadas, baseado na avaliação da vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. Para isso, foi utilizado um questionário e escalas validadas, bem como informações da assistente social e agentes comunitários de saúde da UBS sobre essas famílias.

Para contribuir com a campanha, a comunidade pode enviar qualquer valor para o Pix 53981554908 ou doar alimentos como arroz, feijão, massa, farinha, leite em pó ou óleo. Para mais informações, contato pode ser feito pelo número (53) 98155-4908 (Mabel).

Trajetória
O projeto Todos pela Vila surgiu em julho de 2021, motivado pela preocupação da equipe da UBS Vila Municipal com a segurança alimentar de famílias atendidas na UBS. Os médicos Rogério Linhares e Ana Carolina Ruivo impulsionaram a ideia, que foi bem aceita pelas nutricionistas Mabel Nilson Alves e Fernanda Pons Madruga.

O projeto ajudou sete famílias no primeiro mês e foi abraçando mais grupos a cada mês. Em outubro e dezembro de 2021, foi também realizada a arrecadação de brinquedos, distribuídos para todas as crianças dessas famílias.