Programa de Residência Pedagógica seleciona professores de escolas básicas

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (PRE/UFPel) e a Coordenação Institucional da Programa Residência Pedagógica (PRP/UFPel), tornam pública a abertura de inscrições ao processo de seleção para professores da Educação Básica para atuar no PRP/UFPel como Preceptores.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em um Curso de Licenciatura e desenvolvida em uma escola pública de Educação Básica, denominada de “escola-campo”. Nessa escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado de “preceptor”. A orientação do residente será realizada por um docente da Instituição de Ensino Superior (IES), intitulado de “docente orientador”.

Poderão se candidatar às vagas para as bolsas de Preceptores na UFPel os professores em exercício nas escolas básicas que cumpram os requisitos listados no edital.

O valor das bolsas custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para Preceptores é de R$ 765,00 mensais.

As inscrições podem ser feitas até 11 de outubro, com envio de documentação por formulário on-line. Atribuições e vedações no desempenho da atividade, requisitos, vagas, escolas habilitadas, processo de seleção e outras informações podem ser consultadas no edital.