UFPel promove 11º Curso de Formação de Professores Ingressantes

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a 11ª Formação de Professores Ingressantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A atividade será realizada, conforme o Calendário Acadêmico, de 03 a 07 de outubro, no formato presencial.

O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.

O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará 40 horas. O cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) de maio de 2017.

O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel, na sexta-feira (07/10) das 13h30min até às 17h30min. Essa ação é direcionada aos professores recém-chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

Conforme a PRE, a formação está prevista no Calendário Acadêmico, e, dessa forma, é importante que os professores ingressantes organizem e reservem esse período para participar das atividades do programa de formação de ingressantes.

Roteiro
O Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel será realizado com apoio do ônibus da UFPel, que fará o deslocamento entre os vários prédios/campi da UFPel. O ponto de saída e chegada será a parada de ônibus localizada no Campus Porto/Anglo e os detalhes da atividade serão informados durante a realização do evento por meio do e-mail indicado no formulário de inscrição.

O restante das atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel, localizado no campus Porto/Anglo.

Certificado
Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do (s) módulo (s) em que se inscreveu.

Inscrições
As inscrições estarão abertas e podem ser feitas pelo formulário até o dia 30 de setembro. As vagas são limitadas. Em caso de dúvidas, a organização pode ser contatada pelo e-mail nufor.ufpel@gmail.com ou pelo telefone (53) 3284-4076.

Atividades do Módulo I

Dia 03/10, das 08h às 12h
Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRE)

Dia 04/10, das 08h às 12h
Estrutura e funcionamento (PRAE)
Estrutura e funcionamento (CODIn)

Dia 05/10, das 08h às 12h
Concepção, Estruturação e Procedimentos (PROGEP e CPPD)

Dia 06/10, das 08h às 12h
Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRPPG e INOVA)

Dia 07/10, das 08h às 12h
Concepção, Estruturação e Procedimentos (PREC)
Organização e realização: planejamento a execução orçamentária (PROPLAN)

Dia 07/10, das 13h30 às 17h30min
Roteiro pelo patrimônio cultural edificado da UFPel
Profa. Dalila Muller (UFPel)

Atividades do Módulo II

Dia 03/10, das 14h às 18h
A relação teoria-prática na formação de profissionais: implicações para a Pedagogia Universitária
Palestrante: Profa. Maria Isabel da Cunha (UFPel)

Dia 04/10, das 14h às 18h
Estratégias de Ensino e a Aula Universitária
Palestrante: Profa. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (UFPel)

Dia 05/10, das 14h às 18h
A Educação Mediada em um Cenário Pós-pandêmico: o que faremos com as TDICs agora?
Palestrante: Prof. Valmir Heckler (FURG)

Dia 06/10, das 14h às 18h
Encontro sobre Avaliação: pistas para pensar nossas práticas pedagógicas
Palestrante: Profa. Flávia Marchi Nascimento (UFPel)