Início do conteúdo

Parceria inédita é estabelecida na UFPel para atuação na judicialização de medicamentos

O Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) da Faculdade de Direito e o Grupo de Estudos sobre o Uso e Acesso a Medicamentos, do Curso de Farmácia (GEUAM/Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estabeleceram uma parceria inédita para atuação conjunta nos processos que envolvem a judicialização de medicamentos.

O Serviço de Assistência Jurídica recebe, dentro de sua rotina de atuação, inúmeros pacientes que buscam a concessão de medicamentos via processo judicial. O tema da judicialização de medicamentos no país vem evoluindo de forma muito dinâmica, exigindo maior embasamento técnico-científico para os pedidos judiciais, o que possivelmente amplia as perspectivas de êxito ao paciente. Essa constatação evidencia a importância da interdisciplinaridade entre conhecimentos diferentes, mas complementares na atuação dentro do tema.

Dessa forma, a parceria firmada entre o SAJ da Faculdade de Direito e o Curso de Farmácia representa a soma de esforços no âmbito da extensão, com o objetivo de respaldar os pedidos judiciais em justificativas farmacológicas e clinico-terapêuticas para cada uma das pretensões de medicamentos, visto que são características específicas a cada paciente.

Os idealizadores da parceria, professores Claiton Lencina e Paulo Corrêa, do Curso de Farmácia, e Karinne Goettems dos Santos, da Faculdade de Direito, dizem acreditar que essa soma de esforços resultará em uma melhora no acesso da população vulnerável aos medicamentos necessários, embasado nas premissas do uso racional de medicamentos.

Participam da equipe também os discentes Allans Nunes Machado, Amanda Sallet, Anderson Alexandre dos Santos, Bruna Eduarda Roloff, Celine Gomes, Isadora Rodrigues, Jahert Jost, Jeanifer Camacho, Maurício Amâncio Filho e Tácia Hall.