Início do conteúdo

Palestra aborda “Arquitetura Hostil e Aporofobia”

Nesta quarta-feira (14), às 18h, ocorrerá encontro com o padre Júlio Lancellotti, falando diretamente de São Paulo, sobre “aporofobia” e “arquitetura hostil” através de plataforma digital. A transmissão será na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FaUrb/UFPel), com público presencial. Portanto, para garantir lugar, é preciso chegar com antecedência, pois o espaço é limitado. O evento não ficará gravado nem ocorrerá on-line. A FaUrb fica na rua Benjamin Constant, 1.359.

O padre Júlio Lancellotti, referência nacional em atendimento e cuidado a pessoas em situação de rua, recebeu um prêmio do MTV Miaw em julho de 2022. O evento entregou o troféu “Transforma Direitos Humanos” ao religioso, que o dedicou aos moradores em situação de vulnerabilidade.

O padre Júlio Lancellotti combate a prática da Arquitetura Hostil e participou de uma ação de intervenção para a retirada de pedras irregulares que a prefeitura de São Paulo havia colocado embaixo de um viaduto para evitar que pessoas em situação de rua ocupassem o espaço.

Arquitetura hostil é representada por elementos inseridos na cidade para excluir determinados grupos sociais do espaço público, caracterizada por intervenções hostis que visam impedir a estadia, descanso ou passagem de pessoas em situação de rua, principalmente. Os organizadores do encontro apontam que o termo arquitetura nem deveria ser utilizado, pois a arquitetura deveria ser uma disciplina de inclusão social e não de exclusão. Aporofobia, por sua vez, é a prática de manter os pobres longe dos espaços privados, públicos, centrais e turísticos das cidades, caracterizada por um sentimento de repulsa às pessoas em situação de vulnerabilidade. O termo, criado pela filósofa espanhola Adela Cortina, traduz uma patologia social que se manifesta na aversão a alguém que é percebido como diferente.

O evento é promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, Laboratório de Estudos Comportamentais da UFPel e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel.