Trabalho da UFPel recebe Menção Honrosa da Associação Brasileira de Antropologia

O trabalho “Blogueiras: ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica em Antropologia”, desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu Menção Honrosa do Prêmio Melhor Trabalho de Ensino de Antropologia no Brasil 2022, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). A premiação foi divulgada durante a 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, que ocorreu de 28 de agosto a 03 de setembro.

O estudo é assinado pelo doutorando Guilherme Rodrigues de Rodrigues (Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGAnt/UFPel), pelas doutorandas Renata Tomaz do Amaral Ribeiro (PPG Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PGDR/UFRGS) e Janice Alves Trajano (PPGAnt/UFPel) e pela professora Renata Menasche (Bacharelado em Antropologia/UFPel, PPGAnt/UFPel e PGDR/UFRGS).

O projeto é conduzido por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC), que integra o Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA), do qual participaram muitas pessoas, entre monitores, bolsistas e voluntários/as; graduandos/as, pós-graduandos/as, pós-doutorandas e professora.

A experiência relatada é referente a edições das disciplinas Antropologia da Alimentação, Antropologia do Consumo e Antropologia Rural realizadas durante o período de Ensino Remoto e ministradas no Bacharelado em Antropologia, algumas delas em conjunto com a Pós-Graduação.

A partir do processo de curricularização da Extensão na UFPel, Antropologia Rural é uma das disciplinas extensionistas do Curso de Bacharelado em Antropologia, sendo que nas duas vezes em que foi ministrada no período as ações extensionistas foram desenvolvidas em parceria com a Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL).

O trabalho toma por contexto a emergência do ensino a distância a partir do cenário imposto pela pandemia de Covid-19, debruçando-se sobre os desafios pedagógicos que então se colocaram, procurando apresentar os esforços, projetos, ideias e iniciativas levadas a cabo pelo GEPAC, articulando ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica a partir do projeto de mídias e redes sociais.

O trabalho deverá ser publicado juntamente com os demais trabalhos premiados, mas alguns dos resultados da experiência relatada – Exposição Visões do Rural, Podcast Comida para Pensar, Site, Canal no YouTube e outras redes sociais do GEPAC – estão desde já disponíveis neste link.