UFPel promoveu série de atividade em celebração ao Dia do Patrimônio

Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu uma série de eventos presenciais e remotos, de 19 a 21 de agosto. A Rede organizou as atividades de cada museu para integrar a programação do Dia do Patrimônio 2022 – Vozes de Pelotas: Patrimônio Linguístico.

Durante os três dias, o Museu do Doce (Casarão 8, Praça Coronel Pedro Osório) promoveu visita guiada à exposição “Memória e História do Rio Grande do Sul a partir da restauração de uma obra de arte”, do Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais. Também em 19 de agosto, foi realizada a visita guiada escolar “Um Dia no Museu”, apresentada para turmas escolares. Mais de 500 estudantes circularam pelos espaços expositivos, participaram de visitas mediadas e oficinas de educação patrimonial.

No sábado (20), o Museu exibiu também, em duas sessões, o curta-metragem “Axêro – Sagrado, Memórias e Vozes Negras no Sul do Brasil”. A obra revisita a história de Pelotas pelo olhar de personagens negras e da cultura milenar africana. O diretor do Museu do Doce, Roberto Heiden, demonstra satisfação com a adesão do público ao Dia do Patrimônio;  considerou que a comunidade “abraçou o evento”. “A prova disso foi a enorme visitação que o Museu teve junto a outros pontos de visitação”, comemora. Durante o período, o espaço recebeu mais de dois mil visitantes, sendo o domingo (21) o dia de maior visitação, com 846 ingressantes. Embora a maioria do público, comenta, tenha sido de pessoas residentes em Pelotas, também foi registrado visitantes e grupos de cidades próximas e de outros países, com destaque para o Uruguai.

Já o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter da UFPel participou da programação do Dia do Patrimônio com oficinas, para o público geral, com professores do Instituto de Biologia (IB), sobre a comunicação entre animais não humanos. Além disso, a equipe de monitores do Museu, composta por estudantes dos cursos de Biologia da UFPel, conduziu as visitas guiadas no espaço. Nos três dias, o Museu de Ciências Naturais registrou em torno de 1,4 mil visitantes.

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) apresentou, nos três dias,  as exposições exposição “Leopoldo Gotuzzo:  Percursos pelas Paisagens”, “Paisagens de Pelotas: A cidade vista na Arte”, em conjunto com a Secretaria de Cultura de Pelotas, e “Matéria Difusa”, em parceira com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e a Associação de Amigos do MACRS.

No formato on-line, o Museu das Telecomunicações da UFPel apresentou o minidocumentário “CTMR – O desenvolvimento das tecnologias”, em referência à antiga Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência, que atuava em Pelotas e Capão do Leão Já o Museu Afro-Brasil-Sul lançou a Coleção Tecnologias Ancestrais, em atividade transmitida em seu canal na plataforma Youtube.